O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou ontem, terça-feira (20) que a vacina contra o coronavírus vai ser distribuída para o estado goiano a partir de janeiro do ano que vem e de forma gratuita, por meio de um programa nacional de imunização a ser elaborado pelo Ministério da Saúde (MS).
“Cada frasco vai dar para imunizar e vacinar 10 pessoas. Era tudo aquilo que esperávamos durante esse tempo todo”, disse o governador.
Ao todo, o governo federal vai comprar vacinas de três institutos diferentes: Butantan-Sinovac, AstraZeneca e Covax. Todas estão em fase de testes.
Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate à doença, e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, conforme explicou Caiado.
“A partir de janeiro veremos um número significativo de vacinas sendo transferidas pelo Ministério da Saúde. Nenhum estado terá prioridade. A política será nacional. Então minha gente, estamos com uma saída boa e vamos voltar à vida normal daqui uns dias”, ressaltou o governador.
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás informou nesta terça-feira que 240.415 pessoas foram contaminadas com o novo vírus desde o início da pandemia. Do total, 5.444 morreram pela doença.
Escrito por: Redação/G1 Goiás