O governador de Goiás, Ronaldo Caiado assinou, nesta quarta-feira (27/04) um requerimento para reconhecimento das Congadas de Catalão como bem imaterial. A informação foi dada ao Blog do Badiinho pela presidente da Irmandade do Rosário, Ana Cristina Oliveira.
Esse foi um passo fundamental, já que a assinatura do governador, que seria a última, acabou sendo a primeira desse requerimento. Ainda há alguns trâmites a serem cumpridos, mas, segundo a presidente da Irmandade, essa conquista vai agilizar o processo.
“Esse requerimento, agora, chega lá na frente bem mais rápido. Eu acredito que logo logo estaremos com esse reconhecimento de bem imaterial para termos nossas Congadas reconhecidas pelo Estado de Goiás”, disse Ana Cristina.
A presidente já estava há pelo menos 1 ano tentando dar sequência a esse processo. Ter a assinatura do governador representa uma vitória, já que são 145 anos de festas em louvor à Nossa Senhora do Rosário.
O que é “bem imaterial”?
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Sem esse reconhecimento, as Congadas não poderiam receber verbas da Secult (Secretária de Estado de Cultura), o que acontece com as Cavalhadas e Congadas de Niquelândia, por exemplo.
“A Congada, tornando para nós um bem imaterial, nos dará visibilidade. Vamos poder entrar no calendário de cultura do Estado de Goiás. Isso é de suma importância pra nós”, completou.
Liberação de verbas
Além disso, Caiado ainda assinou a liberação de uma verba de 280 mil reais, sendo 10 mil para cada terno e 20 mil reais para a entidade se manter durante a Festa do Rosário.
Leia também:
-“TAMBORES SE CALARAM”, DIZ COORDENADOR DA CONGADA DE CATALÃO SOBRE 2 ANOS SEM EVENTOS EM GOIÁS
Publicado por: Badiinho Moisés