Depois de dias de seca intensa, com baixas históricas na umidade relativa do ar, a pouca chuva que caiu na cidade de Catalão e em cidades da região com uma frente fria, entusiasmou bastante muita gente, mas a previsão para os próximos dias não nada animadoras.
A onda de forte calor tanto em Catalão quantos nas cidades da nossa região, iniciou-se no último final de semana, mas que chegou ao extremo no último domingo (27/09), e ontem, segunda-feira (28/09).
De acordo com o professor Rafael Ávila, responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), que colheu os dados da Estação Automática, no domingo os ponteiros atingiram a casa dos 35,4°C e ontem, segunda-feira (28) chegou a 36,7°C, porém, Ávila explica que a sessão de calor é bem superior aos números dos ponteiros dos termômetros.
Outra grande preocupação, principalmente para as questões de saúde, principalmente no sistema respiratório, é com relação a umidade do ar, que de acordo com o professor, voltou cair acentuadamente desde o último final de semana, chegando aos 12% no dia de ontem.
O Laboratório de Climatologia da UFCAT, chegou a emitir um alerta referente a onda de calor que vamos passar nos próximos dias, o qual diz que “os prognósticos aportam para uma de calor em todas as regiões do Estado de Goiás, e com isso, teremos dias consecutivos de temperaturas altas e umidade relativa do ar bastante baixa, as quais podem chegar a 10%, quando o recomendado é acima dos 60%.
As recomendações são para que evite exposição solar nas horas críticas do dia, que são entre às 10hrs até às 16hrs fazendo-se uso de protetor solar, beber bastante água no decorrer dia para estar sempre hidratado, e vestir roupas leves.
VEJA O COMUNICADO DA CLIMATOLOGIA DA UFCAT
PREVISÃO DO TEMPO PARA ESSA TERÇA-FEIRA (29/09)
Escrito por: Badiinho Filho