Ação divulgou Programa de Assistência ao Asmático (Proasma) desenvolvido pela Secretaria de Saúde
Dia Nacional de Controle da Asma foi celebrado em Catalão
Foi celebrado nesta sexta-feira, 21, o Dia Nacional de Controle da Asma em Catalão. Profissionais de saúde da Prefeitura de Catalão realizaram uma mobilização com o intuito de informar a população sobre a doença crônica. As atividades foram realizadas na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem distribuíram panfletos e orientaram sobre a asma e diversos problemas respiratórios que a acometem principalmente crianças nos períodos do ano com baixa umidade do ar.
A falta de informação prejudica o tratamento da doença disse a pediatra Dr.Juliana Lima Ribeiro
De acordo com a pediatra especialista em alergia, Juliana Lima Ribeiro, a falta de informação prejudica o tratamento da doença. “Muitas pessoas não sabem que têm asma e, por isso, não procuram ajuda médica. O tratamento é importante, pois a asma pode se transformar em infecções ou problemas pulmonares graves”, alertou.
Quem passou pela praça e recebeu a orientação aprovou a iniciativa da prefeitura. “Não é todo dia que a gente consegue informação assim. Desconfio que posso ter asma e fui orientada a procurar um pneumologista”, declarou Suzane Mirele Guimarães, estudante que reside no bairro Ipanema.
Próasma
Para combater e controlar a doença, a Prefeitura de Catalão disponibiliza gratuitamente remédios e espaçadores (reservatório que aplica o medicamento em forma de spray nas vias respiratórias), através do Programa de Assistência ao Asmático o Proasma. Os atendimentos são realizados no Centro Integrado de Pediatria da cidade.
De acordo com a coordenadora do projeto, Georgina Ayres, atualmente, mais de 1,3 crianças e adolescentes de até 14 anos são atendidos pelo Proasma. “O trabalho do programa é diário. Além de fornecermos a medicação, ensinamos as mães a cuidarem de seus filhos da forma adequada. Disponibilizamos folders, vídeos e informes para os pacientes entenderem sobre a doença,” explicou.
Para adesão ao programa os pacientes devem ser encaminhados por médicos de clínicas, postos de saúde ou do Centro de Pediatria. As consultas são realizadas a partir de agendamentos. A unidade, localizada na Avenida 20 de Agosto (Próximo a Fundação Cultural), funciona das 07h30 às 22h.
Texto e Fotos: SecomCatalão