Muita nebulosidade e ventos fortes com velocidade aproximada atingindo 12 quilômetros nesses últimos dias em Catalão e região, isso devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que está no oceano atlântico, girando no sentido anti-horário. Na manhã de hoje, sexta-feira (06/08), a sensação térmica foi 9.9ºC registrado na Estação de Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), justamente devido à influência da velocidade do vento na temperatura do ar, transmitindo uma sensação de frio mais intenso para a nossa região.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a tendência é que ao longo do final de semana esse sistema perde força proporcionando à entrada da massa de ar seco, com manutenção do tempo estável pela manhã, com temperaturas mínimas amenas ao longo do dia e as temperaturas máximas gradativamente em elevação, sem previsão de ocorrência de chuva.
Na próxima semana a expectativa é o aumento das temperaturas e diminuição significativa dos índices de umidade relativa do ar.
Rafael Ávila ainda informou que a temperatura neste final de semana ficará entre mínimas de 14ºC e máximas de 28ºC, e a umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Pulicado por: Badiinho Filho