Na manhã do último sábado, 24, parentes e familiares de Helton Antônio Rita, 42 anos de idade, que morreu após abordagem policial em uma rua do Jardim Europa na noite do dia 09 de março, fizeram uma caminhada que levou o nome de “Caminhada da Paz”.
Vestidos com roupas pretas e segurando balões pretos, eles foram para as ruas para pedir paz. Uma mulher mandou personalizar sua roupa e estampou a hashtag #LUTOHELTON em sua camiseta. Os participantes percorreram por algumas ruas do centro da cidade de Catalão em ato de manifesto, rezando e entoando músicas religiosas .
Entenda o caso
Helton Antônio Rita tinha 42 anos de idade, trabalhava em uma mineradora de Catalão. No dia 09 de março o trabalhador foi abordado durante uma fiscalização da Polícia Militar e acabou detido porque segundo a PM, estava dirigindo sob o efeito de álcool. Poucos minutos após a abordagem ele foi levado pelos policiais militares para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com uma parada cardiorrespiratória, local onde teve o óbito constatado. O médico que atendeu Helton Rita e a PM afirma que ele sofreu um infarto, porém a família está contestando essa versão.
A Polícia Civil iniciou uma investigação e agora aguarda o laudo pericial para saber de fato o que foi que aconteceu. A Polícia Militar abriu uma sindicância para apurar o caso.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto e vídeo: Maysa Abrão -Blog da Maysa