Com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil, líderes da esquerda em diversas regiões do país, incluindo Catalão, se sentiram reanimados. Esse fator pode levar alguns membros do Partido dos Trabalhadores (PT) a se destacarem nas eleições municipais de 2024, que vão escolher os novos prefeitos e vereadores nos mais de 5 mil municípios brasileiros.
Em Catalão, alguns nomes da esquerda se destacam, como o do Secretário de Obras, Leonardo Martins. Ele é um ferrenho defensor de Lula nas redes sociais e se mostrou extremamente de esquerda. Martins foi um grande cabo-eleitoral de Lula nas eleições de 2022 e é engenheiro civil, um dos principais e fiéis companheiros de primeira hora do prefeito Adib Elias. Em 2004, Martins foi eleito vereador mais votado, exercendo com maestria e competência o cargo, mas não concorreu à reeleição por opção pessoal. Atualmente, ele é Secretário de Obras no município e possuí todos os predicados para disputar o cargo de prefeito pela esquerda.
Outro nome forte da esquerda catalana é o do Professor Enival Mamede Leão, conhecido como Professor Mamede Leão em nossa cidade. Além de ser historiador e professor universitário, ele é jornalista atuante na internet e muito participante nas redes sociais. Mamede é polêmico e agrada ao grupo de oposição, mas desagrada o grupo da situação alimentado atualmente pelo prefeito Adib Elias. Querendo ou não, é um dos principais nomes da oposição que deve ser levado em consideração nas eleições municipais de 2024.
Além dos dois nomes acima citados, a esquerda possui nomes como o professor, ex-vereador e ex-secretário do Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, e o empresário Álvaro Barbosa, conhecido como Álvaro da Aducat. Barbosa chegou a registrar a candidatura a prefeito em 2012, mas teve o registro indeferido após seus adversários à época solicitarem.
Publicado por: Badiinho Moisés