Acostumados com os dias quente e intenso calor, os catalanos e a população da região sudeste de Goiás, tiveram que arrancar dos maleiros os cobertores, e dos guarda-roupas, os agasalhos, pois no último final de semana, o frio chegou chegando e acompanhada de uma chuva mansa, como já tínhamos anunciado em matéria anteriormente.
Mas não pense que o friozinho foi embora, é que ele nem chegou ainda, e de acordo com nota técnica do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o frio vai apertar ainda mais entre terça e quinta-feira dessa semana, afirmando o Professor Rafael de Ávila, os ponteiros dos termômetros poderão baixar para menos de 11ºC.
Leia abaixo a nota técnica do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão:
NOTA TÉCNICA| A Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), registrou 3,4 mm no final de semana (23 a 25/05/2020, após a passagem da Frente fria.
Consequentemete, após a passagem da Frente Fria a Massa polar chegou com força, provacando queda brusca na temperatuara mínima do ar registrando 12,5ºC dia 25/05/2020, sendo até agora a menor temperatura de 2020. A temperatura diminuiu bastante em todas as regiões goianas. O amanhecer gelado, a grande quantidade de nuvens que permaneceu durante a maior parte do dia, dificultou a passagem do sol e o aquecimento do ar.
Diante deste contexto, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) emitiu ALERTA METEOROLÓGICO para hoje dia 25/05/2020 de temperaturas baixas na região centro sul do Estado de Goiás (vide Figura 01). Prognóstico para esta semana: após a passagem da frente fria que provocou áreas de instabilidade e temperaturas mais amenas em algumas regiões de nosso Estado, agora é a vez do ar frio proveniente da massa de ar polar influenciar as temperaturas mínimas na região centro sul. Na terça, quarta e quinta-feira o ar frio avança, influenciando além da região centro sul, áreas da região centro norte. Na sexta-feira, a massa de ar polar começa a perder força e gradativamente as temperaturas voltarão ao normal. (Fonte: INMET-CIMEHGO Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia da UFCAT).
Escrito por: Badiinho Filho