A primeira quinzena de fevereiro foi marcada por uma explosão de casos de covid-19 em Catalão. Nas duas primeiras semanas (entre os dias 01/02 e 11/02), o município contabilizou 1.113 casos da doença. A informação é de um levantamento feito pelo Blog do Badiinho levando em consideração os boletins divulgados diariamente pela Prefeitura de Catalão.
O menor índice de positivados do mês foi no dia 1°, quando 95 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Já o maior índice foi no dia 07/02 (segunda-feira), quando o boletim da prefietura apontou 234 testes positivos. Vale ressaltar que esse último dado pode ser explicado pelo represamento de casos durante o final de semana, e, por isso, só divulgado na segunda-feira com um número maior que o normal.
Pico da Ômicron
Especialistas apontam que a causa da explosão de casos pode estar relacionada ao relaxamento de medidas de controle da doença somado à circulação da ômicron, variante do coronavírus que tem um potencial maior de transmissão.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) acredita que o pico da circulação da vaiante ômicron no estado pode acontecer ainda em fevereiro. A superintendente de vigilância em saúde, Flúvia Amorim, afirma que a estimativa é de que o ponto mais elevado de contaminações pelo coronavírus já tenha chegado ou passado no território goiano até o final do mês.
Diz ainda que a estimativa do pico não é algo concreto e fixo, já que não o cenário epidemiológico pode variar de acordo com o comportamento do vírus.
“Não tem como precisar, é uma estimativa. Nós avaliamos como aconteceu em outros países, quanto tempo demorou para ocorrer o pico em lugares como a África do Sul, por exemplo. No entanto, isso não significa que vai acontecer da mesma forma em Goiás”, declarou.
Publicado por: Badiinho Moisés