O climatologista Rafael Ávila confirmou a chegada de uma nova onda de calor em Catalão e na região a partir de quinta-feira, 14 de dezembro. De acordo com o especialista, que também atua como professor e coordenador do curso de geografia na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o calor persistirá até domingo, 17 de dezembro, com a expectativa de que as temperaturas voltem ao normal na segunda-feira, 18 de dezembro, coincidindo com a chegada de uma nova frente fria.
Ávila informou que as temperaturas máximas atingirão os 36°C, afastando a possibilidade de um calor sem precedentes, como ocorreu em novembro, quando os termômetros chegaram aos 40°C. Ele enfatizou que esse pico de calor será de curta duração.
Questionado pelo Badiinho sobre as razões dessa nova onda de calor, o especialista explicou que é resultado de um bloqueio atmosférico em formação na região, associado ao sistema de alta pressão e influenciado pelas características do El Niño, que está exercendo forte influência no Brasil.
Quanto à umidade relativa do ar, Ávila destacou que haverá uma diminuição, podendo atingir os 20%. Sobre o retorno das chuvas, o climatologista mencionou previsões indicando que elas podem ocorrer entre os dias 18 e 22 de dezembro. Enquanto aguardamos a chuva, recomenda-se aproveitar o calor, mantendo-se bem hidratado e evitando exposição solar das 10h às 17h.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés