Escrito por: Badiinho Filho
A capa do carne de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), é descrita por uma pilha de tijolos, uma via com asfalto novo, um poste de iluminação pública e manilhas de saneamento básico. Basta andar pelas ruas de nossa cidade, que notadamente os caracteres da capa que escreve a palavra IPTU, não se tem em Catalão, onde as ruas de nossa cidade estão em péssimas condições, em diversos setores inúmeras lâmpadas queimadas, habitação não se tem registros de entregas de casas e, se entregaram não condiz com a realidade da real necessidade de nosso município e, na área de saneamento básico, as obras estão paralisadas a quase dois anos, como é o caso dos moradores do Castelo Branco e Eldorado, onde estão com as calçadas e asfaltos danificados em suas portas devido as obras de implantação da rede de esgoto estarem paradas.
O mais interessante é que o valor cobrado pelo IPTU dos Catalanos, quase que triplicou, quando é comparado aos dois anos anteriores. O aumento teve a aprovação do legislativo Catalano, onde os vereadores aprovaram o Geo-cadastramento. A justificativa do poder executivo foi que, inúmeros proprietários de terrenos não solicitaram junto à Prefeitura de Catalão o Alvará de Aprovação de Reforma, o que teria acontecido há 20 anos atrás e com um reajuste menor que 5%.
O maior problema no significante aumento do imposto é que, veio em um momento em que a cidade passa por uma situação delicada, com falta de investimentos em todos os setores. Nas imagens abaixo, você pode comparar os valores cobrados em 2013, 2014 e agora em 2015, de uma residência do Bairro Santa Terezinha. É praticamente impossível não ficar de cabelo em pé quem recebe o carne do IPTU de 2015.
IPTU dos anos 2013, 2014 e do ano de 2015