Na manhã desta terça-feira (12), os Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), realizaram uma manifestação na porta da HPE, montadora da Mitsubishi, contra as centenas de demissões ocorridas nos últimos meses.
“A empresa na última sexta-feira (01/03) anterior ao feriado de carnaval, ela demitiu 80 trabalhadores, e durante o mês mais de 100, agora, através de uma decisão do conselho, estamos sabendo por meio informações internas, que a empresa irá mandar embora mais 200 trabalhadores nessa semana, e um trabalhador acabou de confirmar ali que tem mais 68 para serem mandados embora hoje.
“A empresa não senta com o Sindicato para discutir uma alternativa que possa evitar essas demissões. O protesto aqui hoje, é para que a empresa atenda a reivindicação do Sindicato, cesse as demissões e marque a reunião para tentar achar uma alternativa, porque demissão não é alternativa hoje para o trabalhador e para a empresa. Se o mercado aquecer novamente a empresa vai precisar de mão de obra, e não têm, e o trabalhador não pode perder o emprego neste momento, não têm emprego na cidade”, disse o presidente do SIMECAT, Carlos Albino em entrevista a repórter da TV Anhanguera, Alaor Rodovalho.
Desde o ano de 2015, alegando adequação ao mercado, montadora já demitiu cerca de 1.300 funcionários. No final de 2017 houve uma reação e a montadora chegou a contratar cerca de 100 funcionários, mas agora a situação econômica mudou, a empresa pisou novamente no freio e o quadro desanimador agora preocupa os funcionários.
Durante os protestos, representantes da montadora entraram com os sindicalistas via telefone e marcaram uma reunião para a próxima quinta-feira, 14 de março.
No final da tarde, o assessoria de comunicação do SIMECAT publicou um documento que foi enviado para eles pela HPE, o qual oficializa a reunião e se comprometendo a não promover novos desligamentos até a realização da mesma.
Assista a matéria da TV Anhanguera Catalão
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Anhanguera