O cenário de transmissão da Covid-19 em Goiás teve uma nova piora nesta semana. Conforme atualização do Mapa de Recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que mede o avanço da doença no estado, três novas regiões de Goiás passaram da situação de alerta (zona amarela) para situação crítica (zona laranja).
Esta é a segunda semana de piora, uma vez que na última semana duas regiões do estado voltaram para a situação de calamidade (zona vermelha), após mais de 15 dias sem nenhuma região com essa classificação – considerada e mais grave das três.
Conforme a SES, o índice do Mapa de Recomendação é calculado a partir de seis indicadores, sendo três relacionados à situação do contágio pelo novo coronavírus e três relacionados à situação de sobrecarga do sistema de saúde (incluindo unidades públicas e privadas).
A atualização do mapa na sexta-feira (1) mostra que Goiás tem duas regiões em situação de calamidade, cinco em situação crítica e 11 em situação de alerta. No mapa da semana anterior, eram duas em calamidade, duas em situação crítica e 14 em alerta. No total, são 18 regiões avaliadas.
Covid-19 em Goiás: mais de 865 mil já foram contaminados
De acordo com dados da SES, Goiás contabiliza 865.554 casos confirmados de Covid-19, dos quais 831.890 estão recuperados. Um total de 625.817 ainda estão sob investigação.
Há, ainda, 23.533 óbitos em decorrência da doença, com o índice de mortalidade em 335 óbitos a cada 100 mil habitantes.
Publicado por: Badiinho Filho, com informações do Mais Goiás