A principal oposição ao prefeito Adib Elias está promovendo Marília Sebba, filha do ex-prefeito Jardel e irmã do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), como uma possível candidata a vice-prefeita na eventual chapa encabeçada pelo agropecuarista Elder Galdino, do MDB, para prefeitura de Catalão.
Embora Elder Galdino, até então filiado ao MDB, tenha mantido um perfil discreto nas mídias e não tenha feito muitas declarações sobre as articulações em torno de sua possível candidatura, há rumores de que ele está na disputa, contando com capital financeiro para competir em pé de igualdade com os demais concorrentes. A inclusão do nome de Marília Sebba no processo eleitora de Catalão, levanta a possibilidade de um eventual recuo do deputado Gustavo Sebba nas eleições municipais de 2024. Essa estratégia segue as orientações de cientistas políticos que afirmam que, para derrotar o grupo de Adib Elias, é crucial unir forças políticas, especialmente entre os pré-candidatos ao cargo de chefe do executivo.
Atualmente, Catalão tem quatro pré-candidatos à prefeitura: Nelson Faiad, representando o grupo do prefeito; Élder Galdino, pelo MDB; Gustavo Sebba, pelo PSDB; e Renato Ribeiro, provavelmente pelo PL. Além disso, Jamil Calife (PP) e o ex-prefeito Velomar Rios também se destacam nas pesquisas eleitorais. A cidade está diante de uma cena política movimentada, com diferentes forças buscando a união para enfrentar as eleições de 2024.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés