“É o fevereiro mais chuvoso dos últimos 61 anos”, afirma o climatologista Rafael Ávila, que também é professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Na tarde desta terça-feira (22), uma forte chuva caiu sobre a cidade de Catalão, e em alguns pontos, chegou a assustar as pessoas, como aconteceu no terminal da Copebras, da mineradora CMOC Brasil, onde um vídeo divulgado mostra a forte chuva acompanhada de rajadas de ventos.
No centro de Catalão, vídeos mostram o grade volume de água, causando fortes enxurradas, e na avenida 20 de agosto, motos foram arrastadas.
O climatologista Rafael Ávila, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), confirma que Catalão já atingiu a média histórica dos últimos 61 anos de medição neste mês, e que fevereiro de 2022 está sendo o mais chuvoso dos últimos 61 anos, sendo registrado até o momento um total de 524mm.
A respeito da chuva registrada na tarde desta terça-feira (22) de aproximadamente 1h com ventos que chegaram a 50 quilômetros por hora, sendo registrados 50mm de chuva. Somente em um estação localizada na Avenida Raulina Fonseca Paschoal havia registrado 32.4mm.
De acordo com o climatologista, Rafael Ávila, a previsão é de que as chuvas permaneçam até amanhã, e que nos próximos dias a chuva deve diminuir e as temperaturas se elevarão, mas as chuvas vão dar apenas uma trégua, é quem em março, a previsão é mais chuva para Catalão, região e para Goiás.

VEJA VÍDEOS DO TEMPORAL NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, EM CATALÃO:
Publicado por: Badiinho Moisés