Um carro HYundai/Creta saiu da pista e capotou na rodovia BR-050, na última sexta-feira (11), em Catalão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois pneus traseiros do veículo estavam em mau estado de conservação.
O acidente foi no km 261 da rodovia. Dois passageiros do veículo se feriram levemente e foram socorridos pela equipe de resgate da rodovia e encaminhados para uma unidade de saúde da cidade.
Como a polícia não divulgou os nomes das vítimas, não foi possível consultar o atual estado de saúde delas.
Fiscalização em pneus
O Blog do Badiinho conversou com o dono de uma mecânica e autopeças, que conta que é importante ficar atento às condições dos pneus do carro.
“A polícia tem uma ferramenta para medir a altura do pneu. Essa verruguinha da foto do pneu [do acidente] é o ponto de referência minima. Chama TWI, uma sigla a qual a polícia usa como indicador. Chegou nessa verruguinha aí, o pneu está descartado”, diz o mecânico.
Pneus carecas
Com o uso e o atrito contínuo com o solo, os sulcos da banda de rodagem dos pneus perdem a profundidade. Isso faz com que eles fiquem mais lisos, o que aumenta de forma significativa o risco de acidentes.
Pneus carecas comprometem o tempo de resposta ao frear. Uma das principais consequências é a perda da aderência ao solo, propriedade fundamental para garantir a segurança na hora da frenagem. O desgaste diminui o atrito e faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.
No caso de uma situação em que é necessário frear de forma rápida, mesmo que a pessoa que esteja conduzindo o veículo tenha bons reflexos, os riscos de ocorrência de um acidente se tornam muito maiores. Sem as características que garantem a boa aderência dos pneus, a segurança ao volante fica seriamente comprometida.
O perigo aumenta ainda mais em dias de chuva, que trazem outro grande risco aos pneus carecas.
Publicado por: Badiinho Moisés