Acumulado de chuva surpreende em Catalão e região
As fortes chuvas registradas nas últimas horas reforçaram o acumulado de abril em Catalão, que já ultrapassa em quase 50% a média histórica do mês. De acordo com dados do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcou 45,6 mm de chuva entre ontem e hoje (25). Já a Estação Convencional, por sua vez, registrou 39,8 mm no mesmo período.
Além disso, o levantamento mostra que, até o momento, a Estação Automática acumula 140,4 mm de precipitação em abril. A Estação Convencional, enquanto isso, contabiliza 115,6 mm. Esses números representam um volume 49% acima da média histórica para o mês, que é de 77,6 mm.
Em Ipameri, também no sudeste goiano, a situação é semelhante. A cidade já registrou 79,5 mm de chuva, o que corresponde a 86% da média histórica local. Por isso, o cenário de umidade elevada persiste em toda a região.
Previsão indica mais áreas de instabilidade
Com a combinação de calor e umidade, a previsão para as próximas horas indica a formação de novas áreas de instabilidade. Por consequência, há possibilidade de chuvas isoladas, que podem ocorrer em forma de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e raios.
A temperatura deve variar entre 18 °C e 32 °C, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 40% e 95%. O nascer do sol está previsto para as 6h27, e o pôr do sol para as 18h01.
Alerta de chuvas fortes e rajadas de vento
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) emitiram um alerta para todo o Estado de Goiás. Segundo os órgãos, há risco de chuvas fortes e isoladas, com intensidade entre 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, além de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
As informações foram divulgadas pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, com base nos dados oficiais do INMET e do CIMEHGO.