O climatologista Rafael de Ávila alertou nesta quarta-feira (15) sobre a previsão de chuvas intensas até o próximo domingo (19). Segundo o comunicado, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) prevê volumes significativos na região Centro-Sul do estado.
Essas condições climáticas resultam da convergência de ventos na média troposfera, somada ao calor e à alta umidade do ar. Esse cenário favorece a formação de sistemas convectivos locais, responsáveis pelas chuvas.
Os mapas meteorológicos indicam volumes entre 20 mm e 50 mm. Ávila destaca que esse acumulado pode ser de duas a três vezes maior do que a média esperada, aumentando os riscos de chuvas volumosas em cidades como Catalão e região.
Nos primeiros 15 dias de janeiro, Catalão registrou 204,2 mm na Estação Automática e 212,4 mm na Estação Convencional. Esses valores representam 78% da média histórica para o mês, números que já estão bem mais superiores com os últimos registros de chuvas neta quarta-feira (15/01).
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
Fonte: CIMEHGO