Depois uma seca severa vivenciada neste ano, onde Catalão e toda nossa região ficou cerca de 170 dias sem chuva, as chuvas voltaram no dia 9 de outubro, e de acordo com o climatologista, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael de Ávila, até quarta-feira, 23 de outubro, a estação convencional do INMET de Catalão registrou 76,8 mm. Porém, a preocupação é para os próximos dias, pois de acordo com o especialista, uma frente fria avançará pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste do país, a partir da quinta-feira (24) e deverá permanecer estacionário até sábado (26). Esse sistema, juntamente com o comportamento dos ventos na coluna atmosférica, favorecerá a formação de um canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil.
Para que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure, será necessário a persistência desse canal de umidade por pelo menos quatro dias consecutivos.
É importante destacar que a ZCAS se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens de chuva. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés