Desde o dia 06, os praticantes de ciclismo de Catalão contam com um lugar reservado para treino e passeio, uma vez por semana. Uma das pistas da Avenida Raulina Fonseca Paschoal foi interditada de 19h30 às 21h30, no sentido represa – centro, até o primeiro semáforo da via.
A iniciativa de oferecer um espaço para os ciclistas partiu da secretaria de Esportes, após reunião com integrantes da Associação Catalana de Ciclismo (ACACI) que solicitaram uma área específica para os praticantes da modalidade.
Foto: Ciclista profissional Rafael Mesquita
O ciclista profissional Rafael Mesquita, campeão goiano de ciclismo de 2012, fez questão de participar do primeiro dia reservado para a prática do esporte na Raulina Fonseca Paschoal. “Tanto nós como profissionais quanto as pessoas que apenas pedalam por hobbie não temos local para treinar ou apenas dar uma volta de bike. A gente treinava no DIMIC, mas lá a iluminação é fraca, tem buracos e trânsito de caminhões. Na avenida Dr. Lamartine, o asfalto é bom, mas a maioria dos condutores de veículos não respeitam os ciclistas”.
Sinalizações e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) garantiram a segurança dos ciclistas e orientaram os motoristas que trafegavam próximo ao local. “A segurança para os ciclistas é algo essencial, porque pedalar em meios aos carros é complicado e podem acontecer acidentes. É uma boa iniciativa, a destinação dessa local, para os profissionais do ciclismo quanto para quem gosta de pedalar por diversão”, disse Elialdo Pereira.
A solicitação de um espaço adequado para prática do esporte era uma reivindicação antiga dos ciclistas, que foi atendida pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB). De acordo com a ACACI, o espaço destinado é muito importante, mas o sonho de todos é a implantação de ciclovias na cidade. Segundo a secretaria de Esportes aproximadamente 100 ciclistas estivem ontem à noite na Raulina. “Foi bastante positivo.Estavam ciclistas profissionais que estão em constante treinamento para os campeonatos, e ainda catalanos que apenas gostam de pedalar, inclusive crianças”, afirmou Luciano Rodrigues, ‘Tampa’, secretário de Esportes.
Segundo o secretário, provavelmente no dia 17 de março, domingo, uma nova área será reservada para os ciclistas, na Rua 526, à margem da represa do Clube do Povo, local onde aconteceu o carnaval 2013. A interdição será de 8h às 13h. “Vamos ver como vai funcionar. Se der certo como aconteceu com a área da Raulina, também existe a possibilidade desse local aos domingos para os ciclistas”, anunciou.