Um idoso de 68 anos de idade que está internado na Santa Casa de Misericórdia, teve que esperar cerca de 15 horas para que ele pudesse receber bolsas de sangue.
A demora para o paciente receber o sangue, é que essas bolsas estão vindo de Caldas Novas desde o dia 17 de novembro, cidade que faz uma espécie de armazenamento de bolsas de sangue por conta da interdição feita pela Vigilância Sanitária no Hemocentro de Catalão até que a situação se normalize.
Desde a sua interdição, o Hemocentro de Catalão colocou um ônibus já existente aqui na unidade, o qual é utilizado para coleta de sangue em campanhas feitas em pontos estratégicos na cidade, porém, ele segue no estacionamento do Hemocentro Regional de Catalão aguardando a liberação da Vigilância Sanitária para a coleta de sangue, e com isso, já somam-se 23 dias sem que a coleta seja feita em Catalão.
Sobre o estado de Saúde do idoso que está internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia, ele recebeu as bolsas de sangue ele necessitava e seu quadro é considerado estável.
Reportagem da TV Anhanguera Catalão informou que médicos dos três hospitais da cidade, relataram que após as bolsas serem solicitadas, elas chegam após 6 horas, pois a cidade de Caldas Novas fica a cerca de 120 quilômetros da cidade de Catalão, ou seja, uma distância longa.
Há cerca de alguns dias atrás, a direção do Hemocentro de Catalão convocou uma entrevista coletiva para anunciar as obras de reforma e ampliação da unidade, além de terem sido apresentadas as estruturas provisórias para receber as doações e armazenamento dessas bolsas.
Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTECH), órgão responsável coordenação dos hemocentros em Goiás, disse que espera que uma vistoria seja feita para começar a coleta de sangue em Catalão.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), disse que essa vistoria já foi feita, mas que a estrutura precisa de adequações. O IDTECH por sua vez, disse que aguarda o retorno dos ficais da Vigilância Sanitária.
Leia a nota na íntegra da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo:
Nota | A Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo informa que toda uma estrutura para o acolhimento aos doadores foi montada na área do Hemocentro Regional de Catalão com uma unidade móvel para o recebimento das doações, enquanto que para a distribuição de hemocomponentes foi organizada na UBS João Moreira de Castro. Todo o local já está pronto para a utilização, faltando a liberação da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.
A distribuição de hemocomponentes à cidade de Catalão e os demais municípios está sendo realizada pela Agência transfusional de Caldas Novas, a qual é abastecida pelo Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz em Goiânia, não havendo falta de estoque.
Sobre o paciente em questão, o hospital Nasr Faiad no qual o mesmo estava internado, solicitou a transfusão de hemocomponentes na data de hoje, 8 de dezembro, às 6h30 da manhã à Agência Transfusional de Caldas Novas, embora a solicitação médica havia sido preenchida na noite do dia 7 de dezembro. Mas, no entanto, faltando informações corretas do paciente, o que ocasionou o atraso no atendimento.
Leia também:
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da repórter Alyne Braga da TV Anhanguera