Nas presenças de autoridades locais como o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Deusmar Barbosa da Rocha, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, mais uma unidade da Fertilizantes Tocantins, instalada dentro da planta da mineradora CMOC Internacional Brasil, com sede na Fazenda Ouvidor dos Cláudios, município de Catalão.
As obras que duraram 11 meses, receberam investimentos na ordem de R$ 52 milhões de reais, em uma área construída de 18.650 m², possuindo capacidade de armazenamento de até 80 mil toneladas.
Com potencial para produção 2,5 mil toneladas de fertilizantes por dia, CEO da empresa, José Eduardo Motta, disse que a unidade gerará 60 empregos diretos e outros 200 indiretos inicialmente.
Atualmente a FTO conta com oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luis (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Anápolis (GO), e agora, em Catalão, interior de Goiás. Além desssas oito cidades, a FTO também possuí escritório corporativo em Goiânia, capital goiana.
José Eduardo Motta disse em entrevista que Goiás sempre esteve incluso no processo de expansão da Multinacional, pois o Estado de Goiás é o sexto maior consumidor de fertilizantes do país. “Catalão foi escolhido por ser um polo minero químico, por estar estrategicamente localizado numa região que vamos conseguir atender todo o Estado, e por termos outro projeto que agregará ao de Catalão, atuando de uma forma complementar ao daqui, que é o projeto de Araguari-MG, possibilitando nossa atuação em todo o Triangulo Mineiro, região Noroeste de Minas e Alto Paranaíba”, revelou Monteiro sobre a implantação de mais uma unidade da FTO que acontecerá nos próximos meses, cidade mineira de Araguari.
Em agosto de 2016 a Fertilizantes Tocantins teve o controle acionário adquirido pelo grupo suíço EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes.
No momento, a EuroChem está concluindo dois grandes projetos de produção de cloreto de potássio na Rússia denominados Volgakaliy e Usolskiy, sendo último já em operação. A intenção da Eurochem é se tornar uma das poucas empresas do mundo especializadas na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, e assim, passando a dispor de um amplo canal de distribuição global, presente em mais de 40 países.
“A chegada da EuroChem no Brasil nos últimos dois anos, marca a entrada de um dos maiores grupos mundiais de produção de fertilizantes, e é a única empresa no mundo que produz os três elementos que são os fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, e hoje, a Fertilizantes Tocantins trabalha com todas as linhas, atendendo do pequeno chacareiro aos grandes grupos e empresas do segmento agrícola.
“É muito importante para o Estado, para Catalão, que é uma região desenvolvida, que cresceu muito e vem crescendo… Enfim, acho que o Estado ganha em um momento que todos estão precisando de uma agenda mais positiva, e trazemos neste momento, essa agenda positiva para Catalão”, disse José Eduardo Motta, durante sua entrevista para alguns veículos de comunicação de Catalão que estiveram presentes no evento, confirmando também que serão criados 60 novos postos de trabalho diretos e outros 200 indiretos.
Quanto ao mercado, a unidade da Fertilizantes Tocantins em Catalão, cuja a sua capacidade de produção é 2,5 mil toneladas por dia, atenderá todo o Estado de Goiás, e as expectativas da empresa é que sejam produzidos 60 mil toneladas por mês, o que poderá representar até 30% de todo o consumo de Fertilizantes do Estado.
Confira a entrevista com o CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Monteiro
Veja algumas fotos do evento:
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Blog do Badiinho