Na próxima terça-feira (4) iniciam as atividades da Fertilizantes Tocantins (FTO) em Araguari. A empresa investiu R$ 91 milhões na unidade e gerou 200 empregos diretos e indiretos. As vagas já foram preenchidas. A nova planta da companhia tem capacidade de produção de até 6 mil toneladas de fertilizantes por dia.
De acordo com a empresa, a unidade está em um terreno de 158 mil metros quadrados, com uma área fabril construída de 27 mil metros quadrados. A capacidade total de armazenagem é de 100 mil toneladas do produto.
“A inauguração da fábrica de Araguari marca a entrada da FTO na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, que é um mercado muito importante para nosso posicionamento estratégico no país. O estado tem um mercado potencial anual de 4 milhões de toneladas de fertilizantes”, afirmou o CEO da FTO, José Eduardo Motta.
Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins tem unidades no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e, agora, no Sudeste com a fábrica de Araguari. A FTO atingiu 1,8 milhão de toneladas produzidas em 2018 e emprega atualmente 600 pessoas.
Logística
Segundo o grupo, a unidade da FTO em Minas Gerais é uma das poucas no interior do Brasil diretamente conectada a um porto. A matéria prima sai do porto de Vitória (ES) e é transportada por ferrovia até um terminal em Araguari. De lá, por meio de um sistema de correias, chega até a fábrica.
HÁ UM ATRÁS UNIDADE DA FERTILIZANTES TOCANTINS FOI INAUGURADA EM CATALÃO
Em Julho do ano passado, uma unidade da Fertilizantes Tocantins (FTO) foi inaugurada na cidade de Catalão, a qual está instalada dentro da planta da mineradora CMOC Internacional Brasil, com sede na Fazenda Ouvidor dos Cláudios, município de Catalão.
Na época, o CEO da empresa, o Senhor José Eduardo Motta, afirmou que as obras duraram 11 meses e receberam investimentos na ordem de R$ 52 milhões de reais, em uma área construída de 18.650 m², possuindo capacidade de armazenamento de até 80 mil toneladas. Com potencial para produção 2,5 mil toneladas de fertilizantes por dia, CEO da empresa, José Eduardo Motta, disse que a unidade gerou 60 empregos diretos e outros 200 indiretos inicialmente.
Quase um ano depois, a segunda unidade da FTO foi inaugurada na vizinha cidade mineira de Araguari, localizada a cerca de 78 quilômetros de Catalão.
Escrito por: texto 1- G1MG/texto 2: Badiinho Filho