spot_img
InícioGoiásCom mais de 50 mil atendimentos, Alego Ativa já...

Com mais de 50 mil atendimentos, Alego Ativa já é considerado um dos grandes legados da gestão de Lissauer Vieira

Mesmo suspenso durante um ano e meio em razão da pandemia da Covid-19, o Programa Itinerante Alego Ativa já contabilizou 52.888 atendimentos em 12 edições realizadas nos quatro cantos do estado

“Alego Ativa” foi idealizado pelo deputado e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira (PSB) e é considerado um grande legado. Foto: Reprodução/Comunicação – Lissauer Vieira

Idealizado na gestão do presidente Lissauer Vieira (PSB) e com o objetivo de aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade goiana, o Programa Itinerante Alego Ativa, implantado pela Mesa Diretora da 19ª Legislatura, vem transformando a realidade de milhares de pessoas nos quatro cantos de Goiás. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 50 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional. Segundo o chefe do Poder Legislativo, um grande legado que ficará marcado na história do Parlamento goiano.

“Desde que iniciamos o Alego Ativa, no primeiro ano de nossa gestão, em 2019, milhares de pessoas em todas as regiões de Goiás têm sido beneficiadas e o principal: de forma inteiramente gratuita. São atendimentos em áreas essenciais e que vão diretamente ao encontro das principais necessidades da população, especialmente, de quem mais precisa. E não temos medido esforços para ampliar cada vez mais esse grande programa. Sem dúvidas, uma das principais iniciativas dessa 19ª Legislatura e que ficará marcada como um verdadeiro legado na história do Poder Legislativo goiano”, destacou Lissauer Vieira.

Suspenso em março de 2019 em razão da pandemia da Covid-19, o programa foi retomado em setembro do ano passado, na cidade de Goianira. A partir de então, o evento vem sendo realizado com os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “Vale destacar que, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos em todas as edições realizadas após a retomada do Alego Ativa”, salientou o presidente da Alego.

Marcando o retorno o programa, além de Goianira, outras três edições foram realizadas entre os meses de setembro e dezembro de 2021 nos municípios de Morrinhos, Jataí e Hidrolândia e todas elas somaram 29.072 atendimentos. Dando sequência neste ano, a 13ª edição já está confirmada e será realizada no próximo dia 29 de janeiro em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Segundo Lissauer, a expectativa é de mais um recorde de atendimentos. “Nossa expectativa já é alta, pois sabemos que é uma região populosa e que anseia por esses serviços. Já estamos finalizando os últimos detalhes para essa primeira edição de 2022 que certamente será um sucesso”, enfatizou Lissauer.

 Foto: Reprodução/Comunicação – Lissauer Vieira

 

Edições anteriores

Com sete edições realizadas no primeiro ano de seu lançamento, o programa Alego Ativa desembarcou em 2019 nas cidades de Acreúna, São Simão, Luziânia, Alvorada do Norte, Catalão, Anápolis e Niquelândia e contabilizou 23.816 atendimentos. Em todos estes municípios, a iniciativa levou à comunidade serviços jurídicos e serviços de saúde, que incluíram atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, auriculoterapia, exames diagnósticos; e de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino; além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional em diversas áreas.

Agora, com a ampliação do projeto, já são 69 frentes de serviços com o apoio de 39 instituições públicas e privadas parceiras. Além dos atendimentos oferecidos em diversas áreas de forma gratuita e simplificada, o programa conta ainda com apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt.

 Foto: Reprodução/Comunicação – Lissauer Vieira

 

Audiências Públicas

Um dos destaques do programa são as audiências públicas realizadas durante o evento com lideranças políticas regionais e moradores locais. Lideradas pelo presidente Lissauer Vieira, os encontros têm como objetivo tratar das principais demandas municipais, ouvir as reinvindicações da sociedade, discutir melhorias para a população e estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e o cidadão goiano. Segundo o parlamentar, um momento oportuno para conhecer de perto as necessidades de cada localidade.

“Em cada edição do Alego Ativa nós fazemos questão de reunir com as lideranças e a população local para discutir as principais demandas da cidade. Vejo que precisamos atuar dessa forma, sempre perto dos municípios, ouvindo a nossa população e discutindo os benefícios necessários para a comunidade. Essas audiências tem gerados bons frutos por onde passamos e continuaremos assim, trabalhando com todo empenho e seriedade em prol do bem coletivo. Esse é o nosso compromisso”, frisou Lissauer Vieira.

Foto: Reprodução/Comunicação – Lissauer Vieira

 

Parceiros

Atualmente, o Alego Ativa conta com 39 parceiros que têm sido fundamentais para o sucesso do programa em todas as regiões do estado. São eles, Associação Goiana dos Municípios (AGM), Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), dentre outros.

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -