Condutor de cinquentinha também deve estar habilitado. Já é possível tirar sua ACC e conduzir dentro da lei. O processo é o mesmo que o das categorias A e B, porém, os valores e a quantidade de horas de aula necessárias são menores. Procure uma unidade Vapt Vupt e dê entrada no seu.
A campanha acima está sendo compartilhada pela Polícia Rodoviária Federal de Catalão (PRF). “A resolução está em vigor, e o condutor que for pego sem ACC será autuado e sem licenciamento e emplacamento a cinquentinha é autuada e vai para o depósito”, disse o Inspetor Rodovalho, da PRF de Catalão.
Em entrevista para uma emissora de rádio, o chefe interino do Detran de Catalão, Joel Fernandes, confirmou que a nova regra do Departamento de Trânsito de Goiás já está valendo, e que os condutores devem possuir no caso a CNH ou ACC para pilotarem as motocicletas de 50 cilindradas. Ele explicou que a ACC fica mais barata, pois tem um diferencial na prova prática, que é feita em uma motocicleta menor. Joel Fernandes também alertou aos pais, afirmando que só é autorizado a condução de veículos automotores, pessoas maiores de 18 anos de idade.
Após uma reunião feita com representantes feita com representantes da categoria no início do ano, validou desde o dia 06 de fevereiro, que os candidatos pagam R$ 60 reais pelo exame médico e R$ 65 reais pelo exame psicológico. Para conduzir uma cinquentinha é obrigatório a obtenção da ACC que custa R$ 90 reais, ou CNH categoria A, que custa R$ 100 reais, que possibilita a pilotagem de qualquer tipo de veículos de duas rodas.
Em Goiás, possuem cerca de 2 mil ciclomotores cadastrados, mas o número é muito maior, já que até o ano passado não era obrigatório o registro desse tipo de veículo nos Detrans. Mesmo assim, mais de 80% das pessoas que estão conduzindo motocicletas de baixa cilindradas, não se interessaram ou não tiveram condições de obter a ACC. Entre os motivos dos desinteresses, estavam os valores das taxas, que eram os mesmos praticados para a CNH A. Na época, de acordo com o presidente do Detran de Goiás, Manoel Xavier Filho, as medidas tiveram caráter social e educativo, porque grande parte dos proprietários de ciclomotores, são pessoas de baixa renda, e é preciso qualificar esses condutores para que possam compartilhar as vias de maneira segura.
Escrito por: Badiinho/Com informações do site Goiás Agora
Foto: Arquivo do Blog do Badiinho