Um vídeo mostra o momento em que um guarda civil atirou contra um grupo de pessoas e atingiu o tornozelo de um jovem (assista acima). O caso aconteceu durante uma fiscalização na região da Rua 44, em Goiânia. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), dois guardas foram hostilizados ao entrar em uma galeria e, neste momento, um agente de folga realizou um disparo no chão.
O jovem baleado foi socorrido consciente pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). vítima disse estar bem e em contato com advogados.
Na manhã de hoje, foi divulgado pela imprensa da capital, que o agente envolvido na confusão estava de atestado médico de 20 dias. Ele se apresentou à Corregedoria da GCM, sua arma foi recolhida e será encaminhada para perícia, e ele ficará afastado enquanto é conduzido, o que pode durar até 90 dias.
Confusão
Era para ser apenas uma fiscalização de rotina da Prefeitura de Goiânia, mas a manhã da última terça-feira (18) foi marcada por correria, confusão e violência.
Conforme a GCM, a fiscalização buscava identificar mercadorias falsificadas na Região da 44. Durante a ação, os guardas acompanhavam as equipes da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiânia) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam).
Em um momento da discussão, um guarda chegou a apontar uma arma para um grupo de pessoas, mas foi outro homem, que estava sem farda, que sacou a arma a atirou em direção ao grupo.
O presidente-comandante da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro, afirmou que o autor do disparo é da corporação, mas disse que o mesmo estava de folga e agiu por conta própria.
“Passando pela Região da 44, ele viu a ação por parte da fiscalização e da instituição e interveio naquela situação de maneira independente, sem o consentimento do comando da instituição e do comandante daquela operação”, disse Paranhos.
Segundo a GCM, o agente já foi identificado, apresentado à Corregedoria e vai ficar afastado por 30 dias até que o caso seja investigado. Além disso, a arma foi apreendida e passará por perícia.
A GCM informou também que, durante a fiscalização, comerciantes tentaram impedir a ação e que viaturas foram apedrejadas e um guarda ficou ferido no rosto com uma pedrada no rosto. O nome dele também foi divulgado.
Em nota, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) afirmou que a fiscalização foi realizada em um shopping não filiado à entidade. Além disso, destacou que não compactua com excessos e abusos de autoridade.
VÍDEOS DO MOMENTO DA CONFUSÃO, ESTÃO DISPONÍVEIS NO INSTAGRAM DO BLOG DO BADIINHO:
Ver essa foto no Instagram
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do G1 Goiás e O Popular