Para quem achou que os cooperados da mais antiga e importante cooperativa da cidade de Catalão tivessem desistido de sua recuperação, após o fechamento de seu laticínio e de sua funcionalidade quase por total, isso decretado pelos ex-diretores em assembleia deliberativa realizada no mês de março, os quais tiveram seus balancetes rejeitados pelos cooperados e, mesmo assim, anunciaram a liquidação da Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal) para o pagamento de dívidas milionárias. Essas pessoas enganaram-se direitinho, pois muitos associados e vereadores compraram a briga, levando o caso para Justiça, na tentativa de salvar uma instituição que por mais de 60 anos prestou relevantes serviços ao pequeno, médio e grande produtor de leite do município de Catalão.
Segundo o vereador Marcelo Mendonça (Rede), existe uma ação judicial solicitando a prestação de contas e uma auditoria interna na Coacal. “Consequentemente pedindo afastamento do atual presidente da comissão de liquidação (Carlos Henrique Duarte), já que ele está sendo questionado, pois a prestação de contas dos ex-diretores não foi aprovada pelos cooperados”, disse ao Blog do Badiinho, o vereador Professor Marcelo Mendonça, o qual compõe a Frente Parlamentar em Defesa da Coacal.
Este grupo de associados juntamente com uma Frente Parlamentear, os quais são totalmente contra o fim da Coacal, convocaram uma assembleia extraordinária em caráter de urgência, a realizar-se na próxima segunda-feira, 04 de junho, no Tatersal de Elite do Parque Agropecuário de Catalão, a ser realizada em três chamadas, a primeira às 11 horas da manhã, a segunda às 12 horas e a terceira e última chamada às 13 horas.
Nesta a assembleia deliberativa será necessária a quantidade mínima de dez associados para deliberarem a seguinte ordem do dia:
*Apreciar a legalidade da Ata da Assembleia Geral Extraordinária anterior, realizada no dia 21 de março, e reapreciar a decisão de liquidação da Coacal.
*Destituir ou não a Comissão de Liquidação eleita na Assembleia do dia 21 de março.
*Analisar e deliberar sobre esse processo de recuperação da Coacal
*Indicar, aprovar, eleger e dar posse para uma Comissão Provisória para a Recuperação da Coacal.
Lembrando que a Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal), conta hoje com 124 associados. É o que diz o edital publicado no jornal semanário O Catalão em sua edição de 20 a 27 de maio, o qual também foi afixado na sede da Coacal.
Leiam o edital de convocação:
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Internet/Reprodução