Ontem, terça-feira (16), postamos aqui, a notícia que por meio de um documento expedido pelo Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), a recomendação para que a centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário fosse suspensa, devido à grande aglomeração que o evento religioso gera. Pois é, nas alterações do Decreto Municipal de combate a disseminação do vírus em Catalão, publicadas ontem e divulgadas hoje, foi decretado inclusive a suspensão 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário.
“Para o enfrentamento da emergência de saúde decorrente do Coronavírus (Covid-19), fica suspenso a realização da tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário com data prevista entre os dias 02 a 12 de outubro de 2020”, consta nas alterações do Decreto Municipal com data de terça-feira (16/06/2020).
LEIA O DECRETO
Nessa mesma matéria, também informamos que uma coletiva a imprensa foi marcada pelo atual presidente da Irmandade, João Costa Alves, para o dia 1º de julho. Depois da decisão do Poder Público Municipal, os membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ainda não se manifestaram.
SOBRE A FESTA DO ROSÁRIO DE CATALÃO
Em 144 anos de tradição, essa é a primeira vez que a festa religiosa, que pertence ao calendário cultural da cidade de Catalão é cancelada em sua totalidade.
A Festa do Rosário, acontece na primeira quinzena do mês de outubro, sendo destaque a parte religiosa com reza de terços, procissões, missas campais no Largo do Rosário, e apresentação das Congadas, que hoje com conta com mais de 20 ternos, compostos por cerca de 6 mil dançadores, os quais, colorem as ruas com suas diversas cores, e emocionam os milhares de devotos a cada som de instrumentos tocados, cânticos e gingado de suas danças.
Outro ponto forte da centenária Festa do Rosário, é a parte festiva e comercial. Na parte festiva, depois de alguns anos, a festa do ano passado foi marcada pelo retorno do tradicional Ranchão, com apresentação de shows musicais e leilões. Já a parte comercial, conta com as tradicionais barraquinhas, instaladas nas imediações da Igreja do Rosário, chegando a ser registrados em anos anteriores, mais de mil barracas, entre comerciantes de Catalão e de várias regiões do Brasil.
Escrito por: Badiinho Filho