Por: Fábio Assunção (Crac de Catalão)
Na estreia da Copa do Brasil 2013, o Crac bateu o Náutico/PE no estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, por 3 a 1. Superior na partida e com o brilho de Pantico, o Leão do Sul levou a decisão da vaga para o Recife e vai jogar com a vantagem. Pantico marcou duas vezes e Danilo ampliou para o Leão do Sul. O Timbu, já nos acréscimos, descontou com Alcides.
O dia chuvoso em Catalão não parecia prelúdio de uma grande noite no estádio Genervino da Fonseca, mas o Clube Recreativo Atlético Catalano conquistou uma bela e convincente vitória em sua estreia na Copa do Brasil, provando que a boa e impressionante fase no Campeonato Goiano não é mero acaso. Com o gramado encharcado, Nautico e Crac tiveram dificuldades em concluir suas jogadas e foi o Leão do Sul que chegou primeiro com perigo: Pantico arriscou de longe e obrigou o goleiro Felipe a trabalhar.
Aos 20 minutos, Pantico recebeu na área e foi empurrado por Auremir; penalidade máxima marcada. O próprio Pantico converteu, para explosão da torcida catalana. Danilo, que fazia um carnaval pelo setor direito, recebeu uma falta de Alison, já amarelado, e o jogador pernambucano acabou expulso ainda aos 30 minutos. Com vantagem numérica e no placar, o Crac imprimiu um jogo veloz pelas laterais, criando boas oportunidades, mas somente aos 44 minutos, conseguiu ampliar. Kilder rolou rasteiro para Pantico que finalizou certeiramente, marcando o seu segundo gol na partida e o segundo do Crac.
Na segunda etapa, o Leão do Sul teve boas chances e o Timbu esboçou uma reação, mas o Crac continuou no controle do jogo. Aos 33 minutos, Danilo marcou um gol inusitado; desviou uma cobrança de falta, girando, e a bola subiu e encobriu Felipe que não conseguiu segurá-la: 3 a 0 para o Leão Catalano. Já nos acréscimos, a zaga catalana falhou em cobrança de escanteio e Alcides marcou de cabeça aos 46 minutos. Gol valioso para o Náutico.
O jogo de volta acontece na próxima quinta-feira (18) no estádio dos Aflitos, no Recife, a partir das 20h30. Um empate garante a classificação ao clube catalano ou até mesmo uma derrota por 1 a 0. Com vitória por 2 a 0 do Timbu, o clube pernambucano garante a classificação, porém em caso de outro placar, deve construir uma vitória de 3 gols de diferença.
Ficha do jogo
CRAC 3 x 1 NÁUTICO
Local: Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão.
Data: 10/04/2013
Horário: 22 horas
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT).
Assistentes: Maíza Teles Paiva (SP) e José Araújo Sabino (DF).
Gols: Pantico (2) e Danilo (Crac); Alcides (Náutico).
Cartão vermelho: Alison (Náutico).
Cartões amarelos: Auremir, Giovanni Augusto, Douglas Santos (Náutico); Pantico (Crac).
CRAC: Aleks; Carlos Sales, Bruno Alves, João Paulo e Rodrigo Crasso; Coquinho, Washington (Tiago Soler), William Amendoim (Julian) e Marcelo Kilder; Pantico (Rafael Dias) e Danilo.
Técnico: Hemerson Maria.
NÁUTICO: Felipe; Auremir (Dadá), Alison, Alcides e Douglas Santos; Josa, Rodrigo Souto e Martinez; Jones Carioca (Giovanni Augusto), Rogério (João Paulo) e Elton.
Técnico (interino): Levi Gomes.