Em crise e tentando reagir após 4 derrotas consecutivas, o Crac recebe o Goiás e defende uma invencibilidade que já dura 3 anos diante a equipe esmeraldina no estádio Genervino da Fonseca. A última vitória do Goiás em Catalão, aconteceu no jogo de ida das semifinais do estadual de 2009, do dia 12 de abril. Na oportunidade, o Verdão bateu o Leão do Sul por 3 a 1.
Nos 3 anos seguintes, 1 triunfo do Leão e 2 empates. Em 2010, o Crac bateu o Periquito por 1 a 0 logo no jogo de estréia do Campeonato Goiano, no dia 17 de janeiro. Em 2011, as equipes empataram por 2 a 2 no dia 10 de abril, jogo válido pela 8ª rodada do 2º turno. Já em 2012, novo empate, dessa vez por 1 a 1 no dia 03 de março, em jogo válido pela 2ª rodada do 2º turno.
Após a derrota para o Goianésia na última rodada, 5 jogadores foram desligados do elenco: os volantes Marcelo Costa, Leandro Biton e Anderson Paulista, o goleiro Donizeti e o atacante Rômulo. Juntamente ao início de campanha do estadual de 2008, o Crac apresenta a pior campanha desde seu retorno à elite do futebol goiano em 2004: apenas 3 pontos conquistados de 15 disputados. Em renovação, o clube apresentou nesta semana 2 atacantes: Daniel (ex-Monte Azul/SP) e Tatá (ex-Portuguesa/SP).
Para dirigir a partida, foi escalado o árbitro Elmo Resende, que será auxiliado por Bruno Pires e Tiago Gomes. João Francisco de Sá será o 4º árbitro. Em 2012, Elmo arbitrou Goianésia e Crac, com vitória do Leão do Sul por 2 a 0, e também o surpreendente confronto entre Aparecidense e Crac, com vitória do Camelão por 5 a 4 que chegou a estar goleando a equipe catalana por 4 a 0.
Por: Fábio Assunção (Site Crac de Catalão)