Por: Fábio Assunção
O Crac foi à Anápolis enfrentar o Grêmio de olho no jogo que acontecia em Aparecida de Goiânia, entre Aparecidense e Anápolis. Caso a Aparecidense fosse derrotada lá e o clube catalano conquistasse um triunfo, o Crac faria (ainda mais) história no Goianão Chevrolet 2013, pois iria de virtualmente rebaixado à classificado à semifinal. A despedida do Leão foi com uma derrota de 1 a 0, mas a missão do Clube Recreativo Atlético Catalano foi cumprida neste estadual, sem sombra de dúvidas.
O clube catalano, que vinha como vice-campeão brasileiro da Série D 2012, infelizmente foi o último a se armar para a disputa do Goianão Chevrolet 2013. Cercado de dúvidas, intrigas e crises geradas pela transição política do poder em Catalão, o Crac estrou com vitória diante o próprio Grêmio, por 1 a 0, em casa… mas essa foi a única do vitória do Leão do Sul em todo o 1º turno da competição, onde acumulou apenas mais um empate e sete derrotas. O bicampeão do interior estava virtualmente rebaixado com apenas 4 pontos conquistados.
No segundo turno, a notável reação do Crac tornou-se história, sem precedentes nos 70 anos do Goianão, segundo a própria FGF – Federação Goiana de Futebol, e o clube catalano conquistou 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, somando 16 pontos e garantindo sua permanência na elite do futebol estadual com uma rodada de antecedência e, “de quebra”, uma longínqua chance de classificação à semifinal.
A classificação, no entanto, não veio! Em casa, a Aparecidense venceu o Anápolis por 2 a 1 e o Crac caiu para o Grêmio por 1 a 0, com Nei marcado de cabeça já aos 42 minutos da etapa final. Assim, o Crac despediu-se do estadual com 20 pontos conquistados por meio de 6 vitórias, 2 empates, 10 derrotas, 17 gols marcados, 28 gols sofridos, resultando um saldo negativo de 11 gols e uma 7ª colocação na tabela. A derrota para o Grêmio quebrou uma sequência de 5 jogos de invencibilidade. Goiás, Atlético, Goianésia e Aparecidense farão as semifinais. Itumbiara e Rio Verde, que subiram juntos em 2011, voltaram também juntos à 2ª divisão.
Hemerson Maria, técnico do Crac, foi um dos grandes protagonistas pela reação catalana no Campeonato Goiano, a qual deve ser celebrada! O Crac cumpriu sua missão no estadual de 2013 e se reciclou e cresceu durante a competição, culminando na fuga do eminente rebaixamento. Agora, o Leão Catalano continua sua campanha, também histórica, na Copa do Brasil 2013 e aguarda o dia 02 de junho para estrear, pela 3ª vez, no Campeonato Brasileiro Série C. Que o início da temporada 2013 fique de aviso aos cartolas do clube catalano, pois o mesmo, que é o mais vitorioso do interior goiano, não merece passar novamente pelo sufoco ao qual foi submetido.
Confira os jogos 18 jogos do Crac no Goianão Chevrolet 2013:
1 x 0
2 x 0
3 x 1
0 x 1
2 x 0
1 x 2
1 x 0
2 x 2
3 x 0
0 x 2
2 x 1
1 x 1
2 x 1
2 x 0
1 x 2
2 x 1
3 x 2
1 x 0