A TV Anhanguera de Catalão levou ao ar no dia de ontem, terça-feira (02/04), reportagem destacando a paralisação dos Médicos Clínicos na Santa Casa de Misericórdia, por decorrência nos atrasos dos salários destes profissionais. O provedor da unidade, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, disse que a Santa Casa de Catalão completará três meses que não recebe os repasses do Poder Público Municipal.
“Nós vamos para o terceiro mês já sem recebimento, fica uma situação difícil até de manter médicos, porque eles tem um compromisso de receber e não estão recebendo em dia. Então os médicos mesmo se posicionaram para nós (direção), que irão continuar fazendo o atendimento de emergência, desde de sexta-feira (29/03), isso já vêm acontecendo, até que se defina.
Nosso prefeito viajou para Goiânia, hoje (ontem, terça-feira, 02/04) para tentar resolver junto ao Estado, o qual já ofereceu um recurso para ajudar no Pronto Socorro, e a partir dessa decisão, as coisas devem tomar um rumo certo”. Disse o diretor da unidade, Dr. Aguinaldo Mesquita.
O provedor da Santa Casa de Catalão também explicou, que unidade recebe um repasse de R$ 610 mil, proveniente de um contrato assinado, o qual tem validade até 2020. Dr. Aguinaldo também disse que o Governo de Goiás ofereceu um recurso de R$ 800 mil reais, para que se tenha na Santa Casa de Catalão, o primeiro polo de referência regional em termos de emergência, porém, esse contrato ainda não foi assinado, e tudo está tudo sob a responsabilidade da Prefeitura de Catalão, que começou a ter dificuldades em promover os repasses em dezembro do ano passado, o qual ele classifica como um problema sério, principalmente para manter os profissionais no Pronto Socorro.
“Imagine, você encontra um emprego que pague em dia, você não irá ficar no outro que não está recebendo em dia. Então a Santa Casa recebeu um comunicado dos médicos, que eles iriam fazer da forma que o Conselho Regional de Medicina prescreve, que o compromisso do profissional para as emergências básicas, estão sendo cumpridas, só a rotina que as vinha uma consulta, uma dor de cabeça, aferir uma pressão arterial, essas vão para outras unidades de saúde do município”, explicou Dr. Aguinaldo Mesquita, provedor da Santa Casa de Catalão, durante sua entrevista a equipe de TV.
Segundo a direção da Santa Casa, as pessoas que chegam no Pronto Socorro, o acidentado, fraturados, esfaqueados, ou seja, pacientes com extrema gravida, a unidade continua a fazer os atendimentos. Casos como dengue por exemplo, só serão atendidos aqueles casos de extrema gravidade, como pacientes totalmente desidratados que carecer de uma internação, ele receberá o atendimento, em não sendo, a orientação é que procure a Unidade de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), explicou o provedor.
Procurado, o Secretário Municipal de Saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, disse para a equipe de TV, que até essa quarta-feira (03/04), vai regularizar a primeira parcela do mês de janeiro, e começará a regularização do problema.
Agora pela manhã, o blogueiro Badiinho conversou por telefone com o provedor da Santa Casa de Catalão, o médico Aguinaldo Mesquita, o qual disse, que mesmo sem receber, os médicos não cruzaram totalmente os braços e, estão no Pronto Socorro da unidade para atendimento de casos mais complexos.
Resposta da Prefeitura de Catalão
O Blog do Badiinho procurou a comunicação da Prefeitura de Catalão, e segundo a diretora da Secretaria de Comunicação do município de Catalão, Thais Costa Simões, “Dr Adib está tentando trazer uma verba estadual hoje para lá”, disse ao Blog.
Escrito por: Badiinho Filho