Funcionários da CMOC (Fosfato) decidiram ontem, terça-feira (13), por uma greve geral e por tempo indeterminado. A decisão foi tomada depois da realização de uma assembleia também ontem, no período da tarde na porta da empresa. A empresa já foi notificada na terça-feira (13), no final do dia.
Eles decidiram pela greve e por tempo indeterminado a partir do dia 15 de outubro. De acordo ainda com o comunicado, foram frustradas as tentativas de negociação com a mineradora para renovação do acordo de turno e garantia dos empregos.
O comunicado emitido pelo Metabase (sindicato da categoria) informa que a categoria pode voltar atrás da decisão, mas caso a empresa decida por negociar a pauta.
A mineradora emitiu nota à imprensa mais cedo informando que adotará a partir do dia 16, nova formatação de horário de trabalho, optando por jornada fixa de 12 horas (12X36) com quatro turnos. As mudanças, de acordo com a empresa segue as diretrizes da nova legislação trabalhista brasileira, buscando ampliar a performance operacional, sem prejudicar a qualidade de vida dos empregados que atuarão sob este novo modelo. A empresa diz ainda que tomou a decisão de acordo com pesquisa de satisfação interna por outras empresas do mesmo segmento.
Sobre a decisão de paralisação, a empresa ainda não se pronunciou.
Escrito por: Cristina de Mesquita