O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira (15/02) a campanha de vacinação contra a dengue em Goiás, com o objetivo de reduzir casos graves da doença, especialmente entre crianças de 10 e 11 anos. O evento teve lugar na UBS Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, e contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano, do secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, e outras autoridades. Caiado enfatizou o compromisso em “cuidar e salvar vidas”.
Leia também:
Com quase cinco décadas de experiência como médico, o governador administrou a primeira dose da vacina Qdenga durante a cerimônia, beneficiando a primeira pessoa imunizada pela rede pública estadual, a menina Ana Vitória Batista, de 10 anos. A vacinação teve início no mês em que o Estado declarou situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue.
A imunização já está em andamento em 51 dos 134 municípios prioritários, e outras 71 localidades receberão doses a partir desta quinta-feira. O total de 151.968 doses foi enviado pelo Ministério da Saúde, e profissionais de saúde foram capacitados pelo Governo de Goiás para realizar a vacinação, notificação e cuidados com os pacientes.
Desde o mês passado, o Estado lidera a instalação dos “Gabinetes contra a Dengue” em cada município, visando unificar estratégias. Caiado destacou a importância da participação da população, enfocando a necessidade de evitar água parada, principal criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Leia também:
–Gabinetes de Crise: estratégia do governo para conter surto de dengue em Goiás
O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, alertou sobre a preocupação com a circulação do vírus tipo 2 e pediu a colaboração de todos no combate ao mosquito. Ele ressaltou a importância de evitar casos graves e perdas familiares evitáveis.
A vacina Qdenga, quadrivalente contra os quatro sorotipos da dengue, requer duas doses com um intervalo de três meses. Inicialmente, a imunização visa crianças de 10 e 11 anos, com a perspectiva de ampliar para adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme a disponibilidade de novas doses.
Suzy Batista, mãe da primeira criança vacinada, enfatizou a importância da adesão das famílias à campanha de vacinação devido ao surto de dengue. O Brasil é pioneiro na oferta de vacinação contra a dengue no sistema público de saúde.
Os 134 municípios goianos selecionados para a campanha atendem a critérios como ter mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da doença, maior número de casos entre 2023 e 2024, e predominância do sorotipo 2 no final do ano passado.
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indicam uma preocupação crescente com o aumento dos casos de dengue em Goiás, com 39.748 casos notificados e 15.810 confirmados somente este ano. A doença já causou seis mortes, enquanto 55 óbitos estão em investigação. A chikungunya apresenta 1.008 casos confirmados, e foram registrados 61 casos de zika, incluindo quatro em gestantes.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás