Aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Goiânia, o Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2019. A competição terá a participação de 12 equipes: Goiás, Aparecidense, Vila Nova, Anapolina, Iporá, Grêmio Anápolis, Atlético, Itumbiara, Crac de Catalão, Goiânia, Novo Horizonte e Goianésia. A competição terá início no dia 19 de janeiro com encerramento em 21 de abril.
O Atlético Clube Goianiense não enviou representantes. O vice-presidente rubro negro, Adson Batista, revelou que a agremiação atleticana não se sente confortável na relação com a Federação Goiana de Futebol e entende que nada vai mudar: “O que ficar definido na reunião, vamos acatar”, disse o dirigente.
Sem contar com o apoio financeiro da prefeitura de Catalão, o Crac através do seu presidente, Roberto Silva, não garantiu a participação da equipe no Goianão.
“Não temos como tocar o futebol sem o dinheiro do município, porém temos a expectativa que o prefeito (Adib Elias) vai sensibilizar o Ministério Público e conseguir repassar uma verba para montagem do time”.
Forma de Disputa
Os 12 clubes serão divididos em dois grupos com 6 clubes. O Goianão 2019 terá 2 turnos com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. Cada clube vai realizar 12 jogos na fase de classificação.
Os 8 melhores colocados avançam para as quartas de final que será disputada no sistema mata-mata. Depois semifinais e as decisões.
Grupo A: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia e Itumbiara
Grupo B: Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá.
Os dois últimos colocados na fase de classificação serão rebaixados.
Arbitro de Vídeo
Existe a possibilidade da utilização do VAR no Campeonato Goiano. Isso aconteceria na semifinal e na final, se a Federação Goiana tiver recursos financeiros ou se algum clube quiser custear os gastos.
Escrito por: Redação/Sagres Online