Na semana passada, o Secretário de Saúde do Município de Catalão, o médico cardiologista Dr. Fernando Netto Lorenzi, participou do programa Balanço Geral da TV Sucesso Catalão, emissora afiliada da Rede Record, onde classificou os casos da dengue em nossa cidade como gravíssimo. Fernando Netto disse ainda que estuda a possibilidade de usar um avião inseticida para dedetizar a cidade de Catalão por completa.
Sobre essa aeronave a ser usada, o Secretário de Saúde disse que ela foi sugerida por um sojicultor de Catalão, que teria dado a ideia ao titular da pasta da saúde, sugerindo que se houver mecanismos legais para isso, os agricultores da região iriam se unir e ceder os aviões para sobrevoar a cidade batendo um inseticida que seja inócuo aos seres humanos, mas que mate o mosquito Aedes aegypti. Fernando Netto disse que já fez consultas as autoridades de saúde de Goiânia-GO para usar os aviões, porém foi negado, afirmando que ele irá recorrer a União para tentar a autorização.
O chefe da saúde do município de Catalão, pediu ainda que os médicos notifiquem todos os casos.
Em Catalão, em apenas 45 dias, foram 231 casos notificados, porém ressalta que o anunciado é apenas uma subnotificação, pois têm casos que são comunicados ao núcleo epidemiológico.
A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão estima que já se tenha cerca de 400 casos nestes primeiros 45 dias de 2019, sendo 67 casos positivos, 103 casos foram negativados, 20 casos aguardam exames e 41 casos têm confirmação clínica, ou seja, mais de 100 casos estão confirmados, afirmando Netto.
No ano passado, 168 casos de dengue foram confirmados nos 12 meses de 2018.
“Você médico, faça a comunicação compulsória sob crime de responsabilidade, a dengue é uma doença de comunicação compulsória, e você cidadão que estiver vendo na sua vizinhança, próximo de sua residência, do seu trabalho, locais que possivelmente possam ter criadouros do mosquito da dengue, comunique a prefeitura através do telefone: (64) 3442-5449″, finalizou sua entrevista, Fernando Netto ao jornalista Fernando Garcia.
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Sucesso/Rede Record