O anúncio de uma nova frente fria chegando na cidade de Catalão automaticamente levanta um alerta aos moradores e preocupação para prevenir contra focos do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o climatologista e professor da UFCat, Rafael de Avila Rodrigues, entre esta quarta (04/04) e quinta-feira (05), poderá haver uma queda das temperaturas e chuvas isoladas, ou seja, quando chove em uma parte da cidade, e em outra, não. Segundo a previsão, nessa semana a umidade relativa do ar pode ficar entre 40% e 95% até sábado. As temperaturas podem chegar a 13 graus entre quinta e sexta.
O que preocupa é que logo depois desse intervalo de tempo, o clima volta a esquentar, momento oportuno para criadouros do Aedes Aegypti.
Leia também:
-CASOS DE DENGUE AUMENTAM 113,7% NOS QUATRO MESES DE 2022
Dengue em Catalão
Conforme os indicadores do mapa interativo disposto no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Catalão apontou 37 casos a cada 100 mil habitantes no intervalo das últimas quatro semanas.
Esse número é considerado fora da área de risco, mas os indicadores se tornam preocupantes quando se comparados a todo o ano de 2022, já que logo no 4° mês soma mais de 600 casos da doença na cidade. Além disso, até março já foram notificadas mais de 620 residências com criadouros do mosquito. Os dados foram confirmados pelo Departamento de Combate a Vetores (Decove).
Em 2021, foram notificados 208 casos, com apenas 1 morte em Catalão. Ou seja, só nos dois primeiros meses deste ano, triplicou o número de casos de dengue na cidade, em relação ao ano passado.
Leia também:
-DENGUE: PROCURA POR REPELENTES DISPARA EM FARMÁCIAS DE CATALÃO
-QUATRO BAIRROS DE CATALÃO ASCENDEM MAIOR ALERTA DE DENGUE; VEJA QUAIS SÃO
Publicado por: Badiinho Moisés