Foi ajuizado na última segunda-feira, 05 de junho, aqui na Comarca de Catalão, o requerimento de intervenção judicial para que não seja realizada neste a tradicional Festa da Custódia, que acontece por mais de cinco décadas acontece na Comunidade da Custódia, Zona Rural do município de Catalão.
Segundo o documento que o Blog do Badiinho teve acesso, a área onde é realizada a festa, inclusive onde foi construída a quadra poliesportiva na década de 90 pelo ex-prefeito Aguinaldo Mesquita, só erguida porque os donos dos mais de 1.400 metros onde está a quadra e a Capela, foram cedidos pelo casal João Fernandes da Silva e Dolores Marques Fernandes. Neste mesmo documento, também informa que a quadra está desativada e abandonada, não mais satisfazendo a finalidade para qual foi construída.
“A Festa da Comunidade dos moradores da Custódia perdeu a finalidade religiosa, sobretudo pela quantidade de pessoas que frequentam à festa, principalmente de outras localidades e até de outras cidade, pela venda de bebidas alcoólicas, shows dançantes, acidentes de trânsito, jovens e adultos dirigindo embriagados, som de carros muito alto, perturbação do sossego e da paz, uso de drogas, depredação da nossa propriedade estragando cercas e arames para estacionarem carros, sem contar a prática de várias outras condutas imorais e incompatíveis com o ensinamento religioso pregado pela Igreja Católica”, diz o documento remetido à Justiça de Catalão pelo casal.
O pedido de cancelamento da festa, também foi encorajado pelo o uso do evento festivo para obtenção de lucro próprio, falta de transparência na prestação de contas e nenhum retorno social para comunidade. Ponderou um dos moradores da Custódia.
O requerimento pede para que não sejam expedidos o Alvará para a realização da Festa da Custódia, programada para acontecer entre os dias 30 de junho a 08 de julho.
Leiam Requerimento
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução