O climatologista e responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, confirmou que em alguns municípios da região poderão registrar pancadas de chuva ainda nesta quinta-feira (23), entre eles, Ipameri e Caldas Novas, devido a uma frente fria que já está pela região, e conforme ela avança, vai criando áreas de instabilidades e culminando chuva.
De acordo com Rafael Ávila, em Catalão onde há 166 dias não cai uma gota de água do céu com temperaturas chegaram a quase 40 graus e umidade do ar chegado aos 10%, a chuva está prevista para o próximo final de semana.
Leia também:
-Defesa Civil de Goiás emite alerta de temporais entre quarta e quinta; Catalão e região completa 164 dias sem chuva
Para explicar melhor, Rafael Ávila enviou uma nota técnica ao Badiinho no final da manhã de hoje. Leia na íntegra abaixo:
A estação inverno que se iniciou às 00h32 do dia 21 de junho de 2021 está terminando, pois às 16h21 do dia 22 de setembro de 2021 chegou à estação primavera (ou estação das flores como dizem os populares) que vai até dia 21 de dezembro onde teremos o início do verão.
A primavera compreende os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em nossa região centro-oeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, mas não descartando a variabilidade destas chuvas, marcando assim o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa em nossa região.
As primeiras pancadas de chuva estão previstas a partir de hoje na região centro sul de Goiás devido ao avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil que vai propiciar o aumento de nebulosidade, com isso teremos uma pequena possiblidade de pancadas de chuvas isoladas no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade. Para o final de semana persiste a previsão de pancadas isoladas, visto que, completamos hoje 166 dias sem ocorrência de chuvas significativas. O Prognóstico para o início do período chuvoso em nossa região está previsto para o início da segunda quinzena de outubro de 2021.
As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).