Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução
Proposto pelo deputado Luiz César Bueno (PT), foi aprovado na sessão parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) da última terça-feira (21), projeto de lei que estingue definitivamente o horário de verão. Após a aprovação a matéria segue agora para a sanção do governador .
A justificativa do deputado, mesmo a adoção do horário de verão reduzir em 5% os gastos com energia elétrica nos meses em que está vigor, o deputado explica que a população brasileira, incluindo a de Goiás, onde se cumpre o horário de verão, acaba por sofrer graves consequências físicas e também no cotidiano.
O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. A mudança começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de carnaval – neste caso, o horário de verão se encerra no domingo seguinte.
A medida só é aplicada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo de energia é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.