spot_img
InícioGOIÁSDetran Goiás monitora CFCs com baixa aprovação

Detran Goiás monitora CFCs com baixa aprovação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou um levantamento sobre o desempenho dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no estado em 2024. Dos 609 CFCs que aplicaram exames práticos de direção até o dia 12 de dezembro, apenas 406 (66,7%) atingiram o índice mínimo de 60% de aprovação exigido pela legislação. No total, foram realizadas 263.165 provas práticas de direção, com uma média de aprovação de 63%. Nos exames teóricos, o aproveitamento foi de 67%.

Para melhorar os resultados e assegurar a qualidade do ensino, o Detran-GO lançou um ranking público dos CFCs com os melhores índices de aprovação, que está disponível para consulta no site oficial do órgão (https://paineis.detran.go.gov.br/extensions/CNHEmitida/CNHEmitida.html). O sistema permite visualizar o desempenho por município e ordenar os resultados para facilitar a escolha da autoescola pelo cidadão. “Essa medida facilita a vida do usuário e também nos ajuda a monitorar as autoescolas com baixo desempenho, propondo melhorias ou, se necessário, descredenciando aquelas que não cumprirem os objetivos”, afirmou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Legislação e penalidades

Conforme a Resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os CFCs precisam manter uma taxa de aprovação mínima de 60% nos últimos 12 meses para renovar o credenciamento. O Detran-GO irá intensificar o acompanhamento das autoescolas, aplicando notificações às instituições que ficarem abaixo desse índice por três meses consecutivos. Se não apresentarem melhorias, as empresas podem ser descredenciadas.

“A habilitação já tem um custo elevado, e isso aumenta ainda mais quando o candidato precisa refazer as provas. O objetivo é reduzir esses custos e garantir que motoristas e motociclistas estejam bem preparados, promovendo mais segurança no trânsito”, explicou Delegado Waldir.

A medida também atende a recomendações do Ministério Público de Goiás feitas em 2018 e 2021, além de uma decisão judicial de 2023, que reforçou a obrigatoriedade do cumprimento da resolução.

Baixo desempenho em destaque

Entre os 609 CFCs analisados, 203 não atingiram a meta de 60% de aprovação em exames práticos. Em um caso extremo, o índice foi de apenas 31%, com 138 reprovações em um total de 199 candidatos. “Não vamos julgar, mas é necessário identificar o problema e buscar soluções. Sabemos que alguns candidatos fazem o teste mesmo sem estar preparados, mas a construção de um caminho conjunto com as autoescolas é fundamental para melhorar os resultados”, destacou o presidente do Detran-GO.

Nos exames teóricos, a situação é um pouco melhor, com 159.549 provas realizadas e 67% de aprovação. No entanto, dos 377 CFCs que ministraram aulas teóricas, 86 ficaram abaixo da meta de 60% de aproveitamento.

Impacto para a população

Com a divulgação dos dados, o Detran-GO reforça a importância de escolher autoescolas com bom desempenho, garantindo um melhor custo-benefício para os candidatos. Além disso, o monitoramento contínuo busca aprimorar a formação de condutores, contribuindo para um trânsito mais seguro em Goiás.

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -