InícioGOIÁSDetran-GO e PM intensificam operação contra motos barulhentas
spot_img

Detran-GO e PM intensificam operação contra motos barulhentas

Operação contra motos barulhentas avança para o interior

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou uma campanha para combater a perturbação do sossego público causada por motocicletas com escapamentos adulterados. Inicialmente, as ações se concentraram em Goiânia, mas, devido ao grande número de reclamações, o órgão decidiu expandir a fiscalização para o interior do estado. Dessa forma, os Batalhões Regionais da Polícia Militar passarão a coordenar as abordagens e aplicar as penalidades previstas em lei.

Fiscalização rigorosa e punições severas

De acordo com o presidente do Detran-GO, Waldir Soares, o número de denúncias sobre o barulho excessivo de motos e veículos tem aumentado consideravelmente. Por isso, o órgão estabeleceu uma parceria com a Polícia Militar e o Batalhão de Trânsito para intensificar a fiscalização. “A sociedade tem pedido providências, e nós estamos atendendo. Assim, as operações acontecerão em vários pontos da cidade, sem distinção entre bairros ou tipos de veículos. Quem insistir na irregularidade enfrentará as devidas punições”, afirmou Soares.

Além disso, as equipes focarão exclusivamente na identificação de escapamentos fora dos padrões permitidos. Motoristas flagrados nessa situação estarão sujeitos a uma multa de R$ 195,00, além de perderem cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para piorar, o veículo será apreendido, e o proprietário terá que arcar com os custos do guincho e do tempo de permanência no pátio.

Denúncias ajudam a intensificar a fiscalização

O Detran-GO também incentiva a população a colaborar com a operação. Quem identificar motocicletas ou carros causando transtorno pode realizar denúncias pelo telefone 154. Dessa maneira, as autoridades poderão agir com mais precisão e rapidez.

Por outro lado, o órgão reforça a necessidade de conscientização, principalmente entre motociclistas e empresas que utilizam motos para delivery. Afinal, substituir os escapamentos irregulares é a melhor forma de evitar problemas com a fiscalização.

Números mostram impacto da fiscalização

Os dados da fiscalização revelam que a campanha já tem gerado resultados expressivos. No ano passado, as autoridades aplicaram mais de 13 mil autuações e apreenderam cerca de 2 mil veículos. Somente em 2024, até agora, as operações resultaram em aproximadamente 1.700 autuações e 360 apreensões.

Embora o Detran-GO tenha iniciado a campanha com um foco educativo, as punições serão cada vez mais rigorosas. “Estamos avisando: Detran e Polícia Militar vão intensificar as ações. Portanto, quem continuar desrespeitando a lei enfrentará as consequências”, reforçou o presidente do órgão.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -