O evento foi promovido pela Secretaria de Promoção e Ação Social
Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Catalão realizou mobilização pelo Dia Nacional do Surdo, na Avenida 20 de Agosto. Durante a manhã, equipe com servidores da prefeitura e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) distribuíram panfletos e conversaram com passantes e visitantes. Entre os assuntos mais dialogados estiveram a conscientização da importância de se promover a inclusão da pessoa com surdez.
O evento foi promovido pela Secretaria de Promoção e Ação Social e contou com o apoio do vereador Pedrinho (PSD), que possui deficiência auditiva. O vereador considerou que é importante trabalhar a inclusão da pessoa com deficiência em todos os níveis como forma de garantir sua liberdade. “A inclusão da pessoa com deficiência depende da informação da sociedade e do conhecimento sobre libras. Garantir ao surdo o direito de se comunicar por meio das libras é uma forma de garantir sua liberdade”, declarou o vereador auxiliado pela intérprete de libras, Kássia Mariana.
Passaram pelo estande idosos do Abrigo Antero da Costa Carvalho e representantes do Núcleo da Terceira Idade João Faiad e de escolas municipais. A diretora da Escola Municipal José Sebba, Gilvana de Fátima Rosa, considerou que o evento foi importante para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de promover a inclusão. “Precisamos mostrar que as pessoas com deficiência tem potencial de realização como qualquer outra”, considerou.
SecomCatalão