Hoje, 1º de agosto, marca o 102º dia sem chuva em Catalão e em municípios vizinhos da região. Esse longo período de estiagem está resultando em uma queda significativa na umidade relativa do ar, que chegou a níveis abaixo de 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar esteja entre 60% e 80% para garantir condições de vida saudáveis.
Segundo o professor Rafael Ávila, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a última precipitação registrada na cidade foi no dia 19 de abril, há quase cinco meses.
A atualização semanal fornecida pelo professor Rafael é preocupante, pois não há previsão de chuvas para o curto prazo. O cenário indica que o sol predominará em todo o Estado de Goiás, com temperaturas máximas elevadas e mínimas baixas, especialmente durante a transição entre os meses. A umidade relativa do ar deverá continuar em queda durante as tardes, com temperaturas máximas podendo atingir até 32ºC e a umidade variando entre 22% e 75%.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés