Na manhã de hoje, 6 de outubro, domingo de eleição, dois dos quatro candidatos à prefeitura de Catalão votaram logo nas primeiras horas. A primeira que compareceu foi a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria Moura. Ela chegou ao Colégio Abhrão André por volta das 08h09 e votou na seção 47.
Leia também:
-Eleições 2024: Veja onde votar em Catalão e municípios vizinhos
Em entrevista, Maria Moura destacou o momento como significativo para a democracia. “É um momento de muita alegria, de realização. Muitos sentimentos envolvidos nessa hora, é a concretização de um projeto político participativo e democrático que apresentado para Catalão. A cidade não será mais a mesma após a implementação do nosso projeto. Então, é com muita alegria que deposite o voto da construção da democracia”, afirmou a candidata.
No local, o Colégio Abhrão André, foram registradas algumas ocorrências. A urna da seção 49 precisau ser trocada após apresentar problemas técnicos logo no início da votação, quando o primeiro eleitor tentou utilizá-la. Além disso, três mesários que não compareceram ao trabalho foram substituídos por pessoas presentes nas filas. De acordo com a Justiça Eleitoral, a falta sem justificativa de mês pode acarretar multas, e para servidores públicos, a punição pode incluir suspensão de até 15 dias.
Além da urna substituída no colégio Abhrão André, a urna da seção 40 no Colégio Gabarito também apresentou problema, mas ao ser reiniciada o aparelho voltou a funcionar e a votação prosseguiu normalmente.
O segundo candidato a votar foi Renato Ribeiro, do Partido Liberal (PL), que registrou seu voto na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), seção 238. Em sua declaração, o candidato falou sobre sua campanha e o sentimento de dever cumprido. “Minha proposta sempre foi mudar a forma de fazer política em Catalão. Fiz uma campanha tranquila, sem brigas, como deve ser. Não comprei votos, apresentei propostas e estou muito tranquilo quanto ao futuro de Catalão”, afirmou.
Renato Ribeiro destacou ainda seu crescimento nas pesquisas, lembrando que começou com apenas dois pontos percentuais. “Foi uma campanha orgânica, sem grandes gastos, caminhando pelos bairros, conversando com o povo. Acredito que o eleitor comprou a mensagem de que surgimos com uma nova política, honesta, e com um passado limpo. Quero devolver a Catalão tudo o que ela me deu, com uma gestão diferente e focada no desenvolvimento da cidade”, concluiu o candidato.
O clima eleitoral em Catalão segue movimentado, e os demais candidatos deverão comparecer às urnas após o almoço.
Escrito e publcido por: Badiinho Moisés