Neste final de semana foi registrado o óbito de dois detentos da Unidade Prisional (UP) de Catalão por complicações da Covid-19, ambos estavam hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI/COVID) da Santa Casa de Misericórdia.
O primeiro óbito foi registrado no sábado (15), reeducado de 36 anos de idade que estava hospitalizado na Santa Casa há vários dias. Já o segundo óbito foi registrado na manhã de hoje, domingo (16), sendo este de 56 anos de idade, o qual também estava hospitalizado na Santa Casa de Catalão.
CASOS DE COVID-19 NO PRESÍDIO DE CATALÃO
No dia 29 de abril, o Badiinho publicou matéria mostrando uma manifestação de familiares de reeducandos da Unidade Prisional de Catalão, os quais buscavam por informações da situação sobre os casos de Covid-19 dentro do presídio, isso, após ter sido noticiado a confirmação de testagem positiva para a doença em um detento, estando ele na época com 70% do pulmão comprometido.
Em nota enviada ao Badiinho, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que no dia 27 de abril, um preso teria manifestado sintomas de dores no corpo e informou que estava com sensação febril. No mesmo instante, os servidores da UPR encaminharam o detento para UPA da cidade, onde foi submetido ao teste e positivado com Covid-19. O interno foi encaminhado para a Santa Casa de Catalão onde fez tratamento.
A DEGAP ressaltou que entre o atendimento médico no dia 21 de abril até a última terça-feira (27/04), o detento não havia manifestado qualquer sintoma.
A DGAP ainda reiterou que não havia indícios de surto de Covid-19 na Unidade, sendo o primeiro caso de contaminação de interno na Unidade Prisional de Catalão desde o início da pandemia. A direção da UPR informou ainda que todos os presos que tiveram contato com o detento hospitalizado foram isolados e estão em observação.
Veja o que disse em nota DEGAP sobre os falecimentos dos dois detentos:
Nota- DGAP
A propósito de informações solicitadas sobre a morte de presidiarios da Unidade Prisional Regional (UPR) de Catalão, a Diretoria – Geral de Administração Penitenciária, por meio da 4ª Coordenação Regional Prisional, informa o que segue:
-Foram tomadas as devidas providências em relação aos óbitos de dois presos nesse fim de semana , vítimas de complicações causadas pela Covid-19. Os detentos, 36 e 56 anos, estavam internados em unidade de saúde do município, desde o dia 29/04.
-Ao apresentarem sintomas de Covid-19, os internos receberam os devidos acompanhamentos médicos necessários.
-Diante da constatação de sintomas da doença, imediatamente, foram reforçadas às medidas de combate e prevenção dentro do estabelecimento penal.
-A DGAP reitera que não há indícios de surto de Covid-19 na Unidade. A direção da UPR informa ainda que todos os presos que tiveram contato com os detentos foram isolados e estão em observação.
– Os óbitos foram comunicados aos familiares e às autoridades policiais competentes para os procedimentos cabíveis.
Goiânia, 16 de maio de 2021.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial
EM NOVE DIAS, 225 NOVOS CASOS FORAM DIAGNOSTICADOS E 6 MORTES REGISTRADAS, APONTA O PAINEL DA COVID-19, EM CATALÃO
Da última atualização dos casos de Covid-19 em Catalão que aqui postamos, feita no dia 05 de maio, até a última atualização dos dados fechados na última sexta-feira (14), um total de 225 novos casos foram registrados na cidade e um total de 6 mortes registradas nesse prazo. Porém, os dois óbitos dos detentos do presídio não estão incluídos nos dados, pois a atualização acontece de segundas às sextas-feiras aos finais da tarde.
No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão no final da tarde da última sexta-feira (14), informou-se o diagnostico de 14 novos casos em 24hrs, chegando o município a um total de 8.030 casos confirmados, o óbito de um homem de 64 anos de idade, sendo 277 óbitos registrados pela doença desde o início da pandemia.
Conforme revelou o boletim da última sexta (14), um total de pessoas encontravam-se em internação clínica e outras 22 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI/COVID).
Um total de 7.425 pessoas conseguiram se recuperar totalmente da doença.
Escrito por: Badiinho Filho