Localizado a cerca de 80 quilômetros da cidade de Catalão, o distrito de Santo Antônio do Rio Verde, pertencente ao nosso município, é uma das principais forças da economia de nossa agricultura, por ser a região com maior produção de grãos, sobretudo soja e milho, além de produzir também trigo, ervilha, algodão, feijão e café.
Os moradores do povoado de SARV, como é conhecido por aqui, e que foi fundado em 1830, atualmente contando com cerca de pouco mais de 3 mil habitantes, estão assustados e preocupados com um possível surto do novo coronavírus (Covid-19) por lá.
De acordo com um de nossos leitores, o qual entrou em contato com o Badiinho, mas preferiu não se identificar, contou que 12 pessoas da mesma família do distrito, testaram positivo para a Covid-19 em testes rápidos na Unidade Básica de Saúde José Américo Machado.
O leitor também nos disse, que essa contaminação em massa, começou após um morador ter ido a uma boate de mulheres, onde uma das mulheres, estaria com a Covid-19.
O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, falou sobre o assunto na manhã de hoje. Leia abaixo:
VEJA O QUE DISSE O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CATALÃO
“Ontem (terça-feira 02/06), nós deslocamos uma equipe até Santo Antônio do Rio Verde, para ali fazer um trabalho in loco, e um trabalho um pouco mais ampliado. Testamos entorno de 100 pessoas, que foram mais ou menos definidas de acordo com a unidade de saúde de Santo Antônio, que é quem atende toda aquela população, e infelizmente testamos positivas doze pessoas, e desses doze, apenas uma pessoa acusou alguns sintomas leves, e as outras onze totalmente sem sintomas, que é chamada de assintomático, ou seja, doze pessoas, mais três que já tinham sido testadas em Santo Antônio do Rio Verde, e nesse momento, temos quinze pessoas testadas positivas no distrito”.
“Aproveito a oportunidade para falar com meus amigos e minhas amigas de Santo Antônio do Rio Verde, que o relato que foi me passado, me preocupou, porque as pessoas não estão dando a mínima para o uso das máscaras, e tenho conhecimento de muita gente lá que está sem usar máscara, e não façam isso”.
“Estamos completando seis meses dessa pandemia desde de que ela surgiu na China, e os cientistas do mundo inteiro estão debruçados em cima desse vírus, e ninguém até agora, foi capaz de passar algo concreto sobre esse vírus, e o que ele tem, são experiências da família coronavírus anterior, mas esse novo que é a Covid-19, ninguém foi capaz de fazer uma afirmação contundente”.
“Sobre essa questão da casas noturnas, existe um decreto do Governo do Estado, que toda a atividade de contato físico ele está proibido, e a tal casa em Santo Antônio do Rio Verde não poderia estar aberta. Nós solicitamos que deixasse de funcionar, e a população de lá nos ajudasse”.
“Essas pessoas que foram testadas em Santo Antônio do Rio Verde, assinaram um termo de isolamento, a Polícia Militar do destacamento do distrito irá fazer o monitoramento dessas pessoas, e agora é não sair de casa, pois muitas pessoas assinam o termo de isolamento e vai para a rua, vai fazer compras, e demais atividades, e não façam isso”…
“Agora não adianta ninguém ficar assustado, fazer terror em Santo Antônio do Rio Verde, pois isso não irá resolver, o que se deve ter é muita consciência, ter tranquilidade, e acima de tudo cumprir as prevenções, pois cumprido, não teremos a disseminação do vírus”… Disse Velomar Rios, durante entrevista em emissora de rádio de Catalão.
Escrito por: Badiinho Filho