Quem viaja pela BR-050 contará com mais conforto e segurança no lado goiano da rodovia a partir desta semana. Isso porque a concessionária Eco050 irá entregar e liberar para o tráfego mais 4,8 quilômetros de duplicações no município de Cumari-GO, entre os km 309 ao 314. Como resultado, será possível viajar em uma via 100% duplicada do perímetro urbano de Catalão-GO até a cidade de São Paulo-SP.
A duplicação vai facilitar também o escoamento da produção agroindustrial do interior de Goiás, além de tornar mais rápidas e seguras as viagens dos caminhoneiros. Com a nova entrega, a Eco050 ultrapassa a marca de 200 quilômetros duplicados e colocados à disposição do usuário no trecho goiano ao longo dos 7 anos de concessão.
Para marcar o momento, será realizada uma solenidade oficial, na próxima quinta-feira (21), às 16h30, com a presença de diretores da concessionária, de autoridades locais, de parlamentares federais e estaduais, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
TRABALHOS CONSTANTES
Com investimento total de R$ 59,5 milhões, as obras contribuíram para a criação de 300 empregos diretos e indiretos na região. Os trabalhos nessa frente de duplicação foram iniciados ainda em 2020 e não sofreram interrupções nem mesmo com a pandemia de Covid-19. Para isso, a concessionária adotou todas as medidas necessárias para a prevenção da doença e a segurança de colaboradores e usuários.
As novas pistas duplicadas contam com duas faixas de rolamento com 3,60 metros de largura, mais acostamento com 2,50 metros de largura, e faixa de segurança à esquerda, de 60 centímetros. O canteiro central, que separa a pista nova e a antiga, conta com barreira rígida.
Mais de 14 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) foram utilizadas para a implementação de 4,8 quilômetros de novas faixas. Para oferecer as melhores condições de segurança, também foram instalados 4,9 mil metros de defensas metálicas e 5,1 mil metros de barreiras rígidas.
Além disso, foram realizados 4,3 mil metros quadrados de sinalização horizontal, para auxiliar na boa trafegabilidade aos usuários.
PONTES E VIADUTO TAMBÉM SERÃO LIBERADOS
Mas a frente de duplicação da BR-050 entre os km 310 e 309 não se resumiu apenas às novas pistas. A Eco050 também construiu três novas Obras de Arte Especiais (OAEs), como o viaduto que está contemplado no dispositivo de retorno ao município de Cumari, no km 311.
Também foram executadas duas novas pontes no trecho, a maior delas sendo a Wagner Estelita Campos, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás. Essa nova estrutura contempla duas pistas de rolamento de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 2,5 metros e passeio para pedestres de 1,5 metro na lateral.
Para viabilizar a ampliação da ponte, foram lançadas 25 novas vigas com até 96 toneladas e 44 metros de concreto armado. Os trabalhos exigiram o apoio de guindastes e treliças lançadeiras (equipamentos automotores), além de balsas e catamarãs para suporte de equipamentos sobre o rio.
Viaduto do km 311 (Retorno do trevo de Cumari)
– Comprimento: 31,20m
– Largura: 18,26m;
– Vigas:
- 15 vigas de 11,80m
- 07 vigas de 31,20m
– Volume total de concreto aplicado na obra: 636 metros cúbicos
– Quantidade aço: 62.072 kg
Ponte do Córrego Marimbondo (km 310)
– Comprimento: 20,14m
– Largura: 13,40m
– Vigas: 15 unidades de 19,88m
– Volume total de concreto aplicado na obra: 458,02 metros cúbicos
– Quantidade aço: 47.407,36 kg
Ponte Wagner Estelita Campos (km 314)
– Comprimento total da OAE: 169,60m
– Largura total da OAE: 13,50m
– Vigas:
- 05 vigas de 8,51m;
- 05 vigas de 25,49m;
- 15 vigas de 45,20m;
– Volume total de concreto aplicado na obra: 1.504,45 metros cúbicos
– Quantidade aço: 191 toneladas
Publicado por: Badiinho Filho/Assessoria de Comunicação Social Eco050.