Na tarde desta quarta-feira (26/06), o trânsito no trevo de acesso ao bairro Castelo Branco será desviado para a implantação de um viaduto, com nome técnico de “obra de arte”, conforme informado pelo gerente de engenharia da Eco050, Guilherme Gonçalves. Em entrevista para a Rádio Cultura FM 101,1 e para o Blog do Badiinho, ele explicou os detalhes e a necessidade do desvio.
Leia também:
-Alterações no tráfego no perímetro urbano da BR-050 começam nesta quarta-feira (26/06)
“Estamos mudando as obras de arte (viadutos) necessárias para a conclusão do complexo do JK. Serão duas obras de arte nesta região, das nove que estão sendo implantadas ao longo da duplicação do pátio urbano de Catalão”, afirmou Guilherme Gonçalves. Ele ressaltou que os desvios são essenciais para a realização das fundações, mas garante que a rotatória e seus movimentos serão preservados. “Quem acessará o bairro Castelo Branco pelo retorno do JK passará a usar o trevo do Santa Terezinha, com acesso ao bairro pela GO-330, via estrada de Ouvidor, devidamente sinalizado”, explicou.
O gerente de engenharia da Eco050 revelou que o prazo legal para a conclusão das obras é agosto de 2025, destacando que a implementação dos viadutos de acesso ao Castelo Branco é a parte mais importante da duplicação da BR-050 nos parâmetros urbanos de Catalão. Atualmente, as obras do complexo, que incluem vias marginais e viadutos, estão com um avanço geral de 25%. Gonçalves também relatou que, apesar do prazo final, algumas liberações parciais ocorrerão nos próximos meses. “Já temos quatro segmentos de duplicação entre o posto da PRF e o sentido JK em um estágio avançado de pavimentação, e recomendamos liberar o tráfego em breve. Alguns marginais estão sendo acelerados para minimizar os transtornos dos desvios, desviando o tráfego para essas vias”, acrescentou.
Gonçalves destacou a complexidade da região e o alto tráfego, justificando os investimentos. Ele enfatizou a importância da colaboração dos usuários para respeitar as sinalizações e diminuir a velocidade, avançando para a conclusão da obra sem intercorrências.
Iniciadas em setembro de 2023 e com um investimento de cerca de R$ 187 milhões, as planos no trecho da travessia urbana de Catalão incluem, além da duplicação da rodovia, a construção de 12 quilômetros de vias marginais, cinco dispositivos em desnível para facilitar o fluxo de tráfego, uma passarela para segurança dos pedestres e a restauração do viaduto que cruza a linha férrea. Essas medidas são uma abordagem abrangente para solucionar os desafios de infraestrutura na região.
Assista a entrevista no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés