Está sendo realizado desde às 08 horas da manhã desta sexta-feira, 16, na sede do Sindicato Rural de Catalão, que funciona no Parque de Exposições, a eleição da escolha do novo presidente do Sindicato Rural da cidade. O Sindicato passa por um intervenção por ordem da justiça local proferida no ano passado. A votação transcorreu tranquilamente no período da manhã.
O Sindicato Rural de Catalão representa cerca de 400 pecuaristas e agricultores, mas apenas 100 destes cerca de 400 estão aptos a votar, ou seja, estão em dia com as contribuições sindicais podendo assim exercer o direito do voto. A votação teve início às 08 horas da manhã e vai até às 16 horas da tarde. Lembrando que em 2016 foi realizado uma eleição onde um presidente foi eleito, mas sofreu ações judiciais questionaram o processo eleitoral, e depois de um ano saiu a decisão que afastou a diretoria e a intervenção da Faeg e a realização de novas eleições, a qual está acontecendo hoje.
Apenas uma chapa consenso está concorrendo que tem como presidente o sojicultor Renato Ribeiro, de 39 anos de idade, participando pela primeira vez como candidato a presidente da entidade.
“A gente trabalhou muito para que essa chapa se unisse, para que o Sindicato se fortalecesse mais. Então, hoje estamos pedindo para que todos nos apoie para que o Sindicato possa voltar a ser o que foi nos outros mandatos, só que mais tranquilo e sendo positivo para toda a sociedade catalana”, disse o candidato a presidente Renato Ribeiro em entrevista a equipe da TV Anhanguera de Catalão.
A eleição foge do calendário de eleições, as quais sempre foram realizadas em novembro de três em três anos, mas essa foi convocada porque a justiça anulou a de 2018, como assim explicamos acima.
Por mais de quatro meses a Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), assumiu a direção do Sindicato Rural. Eduardo Veras, exerceu o cargo de presidente, ficando também responsável pelo novo processo eleitoral .
“Hoje nós precisamos de dois terços dos votos, e temos aproximadamente mais de 100 produtores aptos a votarem, então nós vamos precisar de dois terço desse público que está apto a votar. Caso não tivermos os dois terços, daqui uma semana teremos eleição novamente e aí caí para 50% dos aptos a votarem”, explicou o presidente interino, Sr. Eduardo Veras (Faeg).
A votação encerra-s às 16 horas da tarde e em poucos minutos já dará para saber se ele atingiu o número necessário para eleger a chapa consenso.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução